45. 3224-4896

Palavra do Presidente

Assumo a presidência da Subseção de Cascavel da Ordem dos Advogados do Brasil com determinação em contribuir, ao máximo possível, com trabalho e dedicação, além de senso de responsabilidade e convicção dos desafios que se somarão pela frente. Mas, principalmente, orgulho de poder representar uma classe tão expressiva, aguerrida, com tamanho grau de engajamento social e político e com cabeças pensantes que iluminam o espaço que ocupam e me fazem evoluir, enquanto pessoa, todos os dias da minha vida. 

Ao lado dos demais integrantes da Diretoria e Conselheiros, estamos trabalhando incessantemente para tirar do papel aquilo que nos comprometemos durante a campanha eleitoral. Pois, bem, é hora de deixar de lado o processo eleitoral, esquecermos as diferenças, unirmos e engajarmos os pensamentos para construirmos uma OAB ainda mais independente, participativa, influente e respeitada. 

E trabalho não falta. As 30 comissões da OAB atuam incessantemente em favor do aprimoramento da nobre atividade advocatícia. São guerreiros e guerreiras que nãomedem esforços para fazer valer a força do nome OAB-Cascavel. Faz-se necessário ainda referendar e elogiar o excelente trabalho feito pela diretoria anterior da entidade, e, para isso, rendo os mais sinceros parabéns à pessoa do ex-presidente Charles Duvoisin, que não mediu esforços, juntamente com todos os ex-presidentes que o antecederam, em tornar a Ordem a grandiosidade que ostenta hoje.   

O importante disso tudo é que iniciamos o trabalho integrados, demonstrando espírito de união, maturidade institucional, posicionamento em relação a pautas de interesse da advocacia e protagonismo social. Entramos trabalhando a todo vapor e assim queremos permanecer, mas é preciso que todos, advogados e advogadas, façam a sua parte, participem das comissões, deem a sua oarcela de contribuição e assumam o protagonismo a que têm direito. 

Ao lado da OAB-PR, estamos nos aproximando das Comarcas, conhecendo suas limitações, entendendo suas dificuldades e nos somando ao esforço desencadeado pelo projeto OAB Paraná Total, que consiste em visitas e diagnósticos sobre o exercício da advocacia, a atuação do Judiciário em toas as comarcas do Estado. Estive com o presidente Cássio Telles e, juntos, ao percorrer as comarcas mais longínquas, percebemos o quão frágil permanece o interior e como o advogado precisa ser um herói para se manter com o mínimo de dignidade o seu trabalho. 
Ao mesmo tempo, participamos de reuniões com órgãos de segurança pública, MP, Judiciário e G8, onde, alias, mantivemos encontro com o governador Ratinho Junior, onde conversamos sobre um tema que nos é caro, a advocacia dativa, importante e principal fonte de renda de muitos advogados e advogadas. Todos os esforços serão feitos, garantiu o governador, para a ampliação, continuidade e efetividade deste trabalho. Também avançamos no alinhamento com instituições de ensino superior na parceria sempre eficaz entre as partes. 

E, lembrando, não temos aspirações políticas, temos vontade de trabalhar. Registramos e assinamos um compromisso público que nos impede de buscar a reeleição, a qualquer custo. O tempo todo, vamos exercer a liderança que nos foi confiada, mas vamos estimular o surgimento de novas, porque esse é o único campo, o da renovação. Esse é o espírito da OAB-Cascavel na gestão 2019-2021. Venha conosco neste time de cidadãos de bem comprometidos com essa e com as próximas gerações. 

• Jurandir Parzianello é advogado, presidente da OAB-Cascavel no período 2019-2021