Publicado em: 12/06/2021

Uma solenidade histórica, marcada pela emoção e pelo resgate de histórias dos pioneiros remanescentes que desbravaram a advocacia de Cascavel, marcou a homenagem que a OAB-Cascavel promoveu sexta-feira, 11 de junho, em alusão ao aniversário de 47 anos da entidade.

Por conta dos protocolos de segurança, somente sete profissionais foram homenageados nesta ocasião: os advogados Milton Konik, Antonio Ashakura, Angelo Denardin, Nilda Melito, Carlos Alberto Tanuri, Sueli Oltramari, Orildo Volpin, Armando Marcon e Leoni Prestes. Os demais advogados(as) receberão comendas ao longo do mês.

A solenidade, realizada de forma híbrida, foi comandada pelo advogado Jurandir Parzianello e contou com a participação virtual do presidente da OAB-PR, Cássio Lisandro Telles, entre outras autoridades, que encaminharam os parabéns de forma virtual: dr. José Noronha, diretor tesoureiro do Conselho Federal da OAB; Henrique Gaede, diretor tesoureiro da OAB-PR; dra. Adriana D’Avila, coordenadora estadual da ESA e dr. Fabiano Piazza Baracat- presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-PR.

Também participaram do evento o vice-presidente da OAB-Cascavel, Paulo Roberto Pegoraro Júnior; o secretário-geral Juliano Tolentino; a tesoureira Sílvia Regina Mascarello Massaro; os conselheiros estaduais Larissa Boldrini e Rui da Fonseca e Charles Duvoison, o delegado da Caixa de Assistência dos Advogados, Charles Lustosa; a coordenadora da ESA-Cascavel, Luciana Chemim, e o ex-presidente da OAB-Cascavel, Marcos Boschirolli, além de conselheiros da Subseção e presidentes de Comissões. Também de forma virtual, participação do ex-presidente da Subseção, Charles Duvoisin.

Dr Jurandir iniciou pedindo a todos orações e um minuto de silêncio aos advogados “tombados” pela Covid-19: Thiago Renascir Marcondes; Ronaldo da Fonseca, Regina Mugnol e Carlos Valter Moreira. Após, laureas de agradecimento pela contribuição decorrente do exercício profissional foram entregues como símbolo de reconhecimento e gratidão de toda a classe, aos homenageados.

"Sem o advogado não há Justiça. Nossa importância como membros de toda a sociedade é muito grande. Somos militantes, sacerdotes, apóstolos do direito na busca pela Justiça. Somos responsáveis pela defesa do Estado de Direito, onde todo cidadão tem a oportunidade de viver melhor", destacou um dos homenageados, o advogado Ângelo Denardin.

"Me sinto extremamente feliz, por ter, há 46 anos, feito uma opção sem conhecer. Me ofereceram Cascavel, que era uma cidade ainda incipiente, e Maringá, uma cidade pronta. Escolhi, prontamente, Cascavel, e não me arrependi. Hoje, podemos constatar, que graças a uma diretoria jovem, com coração aberto e caridade pronta, e que nos homenageia, tenho certeza de que todos aqueles que estão vindo atrás de nós deixarão uma sociedade ainda melhor", disse o advogado Carlos Alberto Tanuri.

"Há 40 anos, a antiga mesa da sala da OAB no Fórum servia como uma sala de aula. Era uma área de convivência e de profundo aprendizado. Gerava companheirismo na atividade profissional. Entendo que os advogados devem se unir muito, e não cobrar um dos outros, dialogar com colegas, vendo sempre algo maior", afirmou a advogada Nilda Melito.

"A coragem só surge ao advogado quando ele domina o assunto. Era o que sentia quando comecei, no início da década de 70. Minha única solução, no começo, era estudar, o que me deu coragem para enfrentar a vida e advogar de verdade. Faz 50 anos que advogo e continuo estudando. Eu sei que nada sei", disse o advogado Antonio Ashakura.

Dr. Cássio Telles parabenizou a Subseção pelo aniversário e iniciativa, ressaltando a “força, a qualidade e a coragem dos advogados e advogadas da Subseção de Cascavel, enaltecendo a importância de reconhecer o trabalho dedicado de tantas décadas, daqueles que desbravaram o caminho para a advocacia, contribuindo até os dias atuais, que auxiliaram na consolidação sócio econômica da região, da OAB e as bases para uma advocacia forte, respeitada e madura, aos 47 anos”.

TRIBUTO AOS PIONEIROS DA ADVOCACIA MARCA OS 47 ANOS DA OAB-CASCAVEL