45. 3224-4896
Publicado em: 03/11/2021

Quatro estagiários devem ajudar a suprir a demanda represada na comarca, mas OAB vai continuar cobrando ampliação de equipe

O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo Netto, autorizou a contratação de quatro estagiários que devem atuar no Fórum Estadual de Justiça de Capitão Leônidas Marques, ajudando a dar maior agilidade nos serviços represados e intensa demanda de processos da comarca. A decisão foi tomada depois da atuação da OAB Cascavel que, de diversas formas e por meio de insistentes pleitos, vem cobrando a ampliação da equipe das unidades atendidas na comarca, que possuem histórico déficit de servidores.

Recentemente, membros da diretoria da subseção e integrantes da Comissão de Defesa de Prerrogativas estiveram em Capitão Leônidas Marques, em reunião com novo diretor do Fórum, Dr. Fernando Gonçalves Pereira, debatendo o assunto. E, em ofício encaminhado ao TJPR, foram feitos diversos pedidos de providências. “Além da destinação de analistas e técnicos para o cartório, foi requerida a contratação dos estagiários, que foi atendida pelo Tribunal e certamente vai auxiliar a desafogar o fluxo, mas a OAB Cascavel vai continuar trabalhando para que aconteçam outras contratações”, ressalta Jurandir Parzianello, presidente da subseção, esclarecendo que o ofício enviado pela entidade pedia ainda a designação de um novo analista e pelo menos mais três técnicos.

“A comarca não tem condições de permanecer com várias unidades concentradas em apenas um escrivão e tão pouca equipe, e, apesar de medidas emergenciais, conquistadas com atuação da OAB, como mutirões e apoio remoto, precisamos de uma atenção à essa realidade para obter soluções permanentes”, descreve o advogado Alessandro Rosseto, presidente da Comissão de Defesa de Prerrogativas da OAB Cascavel, descrevendo que a comarca de Capitão tem hoje vara única com cerca de 9 mil processos ativos, e força humana distribuída num magistrado, sua assessoria, e um cartório com um analista judiciário, poucos técnicos e alguns estagiários que não são suficientes para dar conta da demanda, resultando em muito trabalho paralisado. “Certamente esses novos estagiários irão auxiliar a comarca até que demais servidores sejam designados”, complementa Rosseto.

TJ PR atende pleito da OAB Cascavel e autoriza a contratação de estagiários para o Fórum de Capitão Leônidas Marques