45. 3224-4896
Publicado em: 08/09/2021

Convênios firmados por meio da Caixa de Assistência dos Advogados oferecem atendimento psicológico com descontos para os profissionais da advocacia. Projetos e eventos da subseção também são importantes instrumentos para que a rotina estressante da classe seja aliviada

 

Colocar-se no lugar do outro, sentir a dor dele para então buscar uma solução para o que o aflige é uma prática inerente à profissão de advogado. A advocacia exige um exercício diário da empatia e a rotina do ofício demanda também muito jogo de cintura para lidar com tantos compromissos, reuniões com clientes, audiências, processos, e-mails e conversas que precisam de respostas. É preciso atenção para que essa constante preocupação com as dores dos outros, a pressão dos prazos e os conflitos, além da sobrecarga mental das tarefas profissionais, não desencadeiem problemas psicológicos e emocionais.

Por isso, especialmente durante o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental, a OAB Cascavel reforça o quanto é essencial buscar o equilíbrio entre as relações profissionais e pessoais, respeitando os próprios limites, não se levando ao esgotamento e buscando ajuda profissional sempre que forem identificados sintomas típicos de transtornos de ansiedade e depressão. Diante do cenário pandêmico, o receio em relação ao cansaço mental dos profissionais aumentou, já que o trabalho remoto transformou os lares em escritórios, fazendo, muitas vezes, o expediente se sobrepor às atividades de lazer.

 “Os advogados e advogadas têm uma rotina muito estressante. O papel da nossa entidade é também proporcionar momentos que os façam relaxar, confraternizar e cuidar da saúde mental. Temos diversos projetos e encontros que ajudam os profissionais a minimizarem esse estresse, eventos que aumentam o convívio e o elo entre os colegas, a troca de ideias, a confraternização entre famílias, o relaxamento, grupos que incentivam a prática da atividade física e a melhoria da qualidade de vida... Coisas que fazem bem e, aos poucos, com cuidados, estamos conseguindo retomar presencialmente”, detalha Jurandir Parzianello, presidente da OAB Cascavel.

Além da faixa amarela tradicionalmente estendida na fachada da sede da subseção no mês de setembro, a OAB Cascavel, em conjunto com a Caixa de Assistência dos Advogados, expande o olhar sobre tema, oferecendo à classe uma série de serviços de saúde que auxiliam nesse cuidado, por meio de convênios. No site www.oabcascavel.org.br/convenios/saude é possível ter acesso a lista de psicólogos conveniados e descontos concedidos aos profissionais da advocacia.

Para quem desejar se aprofundar no assunto, a OAB Nacional possui a “Cartilha da saúde mental do advogado: o cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros”. Para ter acesso, clique aqui http://s.oab.org.br/pdf/CARTILHADASAUDEMENTALDAADVOCACIA2ED.pdf

Setembro Amarelo: OAB Cascavel incentiva que advogados cuidem da saúde mental