Publicado em: 25/09/2024
Arrecadações promovida pela OAB Cascavel já resultaram na criação de cinco bibliotecas e na revitalização de outros cinco espaços educativos
Em uma iniciativa que une solidariedade, educação e inclusão social, a OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Cascavel), por meio da Comissão de Métodos Adequados para Tratamento e Resolução de Conflitos (CMARC), está transformando a realidade de diversas comunidades com um projeto que já arrecadou mais de 20 mil livros. A ação resultou na criação de cinco novas bibliotecas e na revitalização de outros cinco espaços educativos, impactando mais de 50 mil pessoas em Cascavel e região. O projeto visa a democratização do acesso à educação e ao conhecimento, reforçando a importância da leitura como ferramenta de transformação social.
As bibliotecas criadas estão em quatro instituições penais, incluindo a PETBC (antiga PEC); a Cadeia Feminina de Corbélia; a Unidade GTT de Toledo e a 8ª Regional, destinada aos policiais penais. Além disso, a parceria com a Comissão do Agronegócio possibilitou a inauguração da biblioteca no CEEP Agroinovação Colégio Agrícola, cuja relevância foi destacada para o reconhecimento do curso pelo MEC. Já as revitalizações contemplaram a brinquedoteca da Uopeccan, duas brinquedotecas em CMEIs, a biblioteca da Escola Municipal Professor Ademir Corrêa Barbosa e o acervo do Cense II. Outros projetos estão em andamento.
Segundo a presidente da CMARC, advogada e mediadora Mary Andréa Alves Jurumenha, o impacto dessas iniciativas vai muito além da simples distribuição de livros. “Nós buscamos não apenas promover o acesso à educação, mas também contribuir diretamente para a ressocialização e o desenvolvimento pessoal, especialmente nas instituições prisionais”, ressalta.
Segundo ela, o projeto teve origem na observação de que muitas das instituições penais careciam de bibliotecas adequadas ou acervos completos. A partir dessa realidade, a OAB Cascavel se comprometeu a reduzir essas disparidades. Na antiga PEC, por exemplo, foi implantado o Projeto Penal Legal, é Pena que Ensina, ainda em 2014, promovendo a remissão de penas por meio da leitura.
Mobilização e parcerias
O sucesso dessa campanha se deve, em grande parte, à mobilização da sociedade. Empresas, voluntários e advogados estão engajados na causa, colaborando tanto com doações de livros quanto com a promoção de eventos e campanhas de arrecadação. Cada doação, seja de um livro ou do tempo de voluntários, é uma semente para o florescer do projeto.
“A criação e revitalização dessas bibliotecas têm sido fundamentais para o fortalecimento da cidadania, educação e inclusão social nas comunidades atendidas”, diz a presidente da CMARC. Ao ampliar o acesso ao conhecimento, o projeto da OAB Cascavel colabora diretamente para a redução das desigualdades e para o desenvolvimento local. Além disso, o envolvimento de toda a comunidade reforça o espírito de solidariedade e união em torno da educação.
Apoio nacional
O projeto já ganhou apoio nacional. Em março deste ano, uma comitiva da OAB Cascavel esteve em Brasília, onde garantiu o cadastramento da Subseção como entidade recebedora de acervos excedentes da Biblioteca Nacional e dos Ministérios da Cultura e da Educação. “Essas colaborações nos permitirão receber mais livros nos próximos anos, ampliando ainda mais o impacto da iniciativa”, afirma Mary Andréa.
“Estamos apenas no começo. O impacto desse projeto já é grandioso, mas com o apoio contínuo da sociedade e de novas parcerias, queremos ir ainda mais longe e transformar mais vidas por meio da leitura”, finaliza.