Publicado em: 15/10/2024

Iniciativa visa transformar advogados em gestores de suas carreiras; edição 2024 oferece versões para iniciantes e para aqueles que já deram os primeiros e estratégicos passos organizacionais

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) - em parceria com o Sebrae/PR e a Escola Superior de Advocacia (ESA) -, deu mais um importante passo no Programa Advocacia Empreendedora. O projeto, que começou como piloto durante a pandemia, evoluiu e agora oferece duas jornadas simultâneas para atender advogados em diferentes fases de suas trajetórias profissionais. A Jornada Essencial segue voltada para aqueles que estão começando na advocacia, enquanto a Jornada Avançada acaba de ser lançada, com foco em advogados que já consolidaram suas bases organizacionais e buscam uma capacitação mais profunda e especializada em gestão.

A nova etapa foi lançada na noite desta segunda-feira (14), com uma palestra da doutora Patrícia Frizzo, sócia-diretora da Frizzo & Feriato Advocacia Empresarial. Patrícia compartilhou sua trajetória desde a universidade até a criação de um escritório de sucesso, destacando a necessidade de se enxergar a advocacia como um negócio, onde habilidades de gestão são fundamentais para um crescimento sustentável.

Além da palestra, foram apresentados os resultados positivos da primeira turma da Jornada Essencial, que formou 32 advogados. O programa, desenvolvido em parceria com o Sebrae-PR com metodologia para atender às demandas da OAB Cascavel, proporciona ferramentas para que os profissionais iniciem suas carreiras com mais segurança e visão estratégica. Com o sucesso dessa primeira fase, a Jornada Avançada foi criada para os advogados que já possuem estrutura profissional e desejam aprimorar áreas como gestão de pessoas, processos e liderança. As inscrições para ambas as modalidades estão abertas.

"O Programa Advocacia Empreendedora reflete o compromisso da OAB Cascavel com o desenvolvimento completo de nossos advogados, não só como profissionais do Direito, mas também como gestores de seus próprios negócios. Com a ampliação do programa, estamos expandindo os horizontes para a advocacia local enfrentar os desafios do mercado moderno", afirma o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio.

Essa visão é compartilhada pela doutora Bruna Schultz, conselheira da OAB Cascavel e uma das idealizadoras do programa. Como professora universitária, ela percebeu a carência de uma formação voltada ao empreendedorismo no cenário jurídico e provocou a implantação de uma capacitação interna.

"Este programa era o curso que faltava na nossa Subseção, sempre tão comprometida em proporcionar constante atualização e conhecimento. Hoje, vemos com esses resultados práticos, que é exatamente o que os advogados precisam para dar os primeiros passos com maior segurança", reforça.

Evolução e gestão estratégica

Como empreender na advocacia tornou-se essencial, o Sebrae aceitou o desafio da OAB Cascavel de criar um programa personalizado e que atendesse às necessidades específicas dos advogados para os  conectar ao mundo dos negócios além de ser um profissional liberal.

“Nós começamos com a proposta de que cada advogado saísse do curso com o seu modelo de negócio desenhado, e foi isso que aconteceu. Diversos profissionais abriram CNPJs, fortaleceram parcerias ou descobriram nichos de mercado que agregaram valor ao trabalho e ao atendimento ao cliente final”, explica Danieli Clemente Doneda, consultora do Sebrae/PR. “Agora, com a Jornada Avançada, atendemos a um pedido de continuidade, oferecendo conteúdos mais profundos e personalizados”, detalha.

Danieli explica que, enquanto a primeira fase focou em atividades coletivas e na criação de uma mentalidade empreendedora colaborativa, a segunda fase será mais personalizada, com consultorias in company. “Trabalharemos individualmente com cada profissional e suas equipes diretamente em seus escritórios, identificando desafios e oportunidades específicas, para que os resultados sejam ainda mais impactantes”, detalha.

Inscrições e condições especiais

Para garantir que a capacitação seja acessível a todos os advogados, a OAB Cascavel e a OAB Paraná vão subsidiar 50% do valor total do curso. Além disso, o valor restante poderá ser parcelado em até 10 vezes sem juros, facilitando o investimento no desenvolvimento profissional.

As vagas para as Jornadas Essencial e Avançada são limitadas, por isso advogados interessados devem se inscrever o quanto antes para garantir sua participação. Para isso, basta acessar o link:

Programa Advocacia Empreendedora oferece fase avançada para advogados já consolidados no mercado