45. 3224-4896
Publicado em: 03/11/2021

Projeto desenvolvido numa parceria entre OAB Cascavel, Escola Superior de Advocacia do Paraná e Sebrae está enriquecendo o repertório de profissionais do Direito

 

Foi-se o tempo em que o advogado atuava sozinho, fechado nas quatro paredes de uma sala comercial e limitado às atividades exclusivamente jurídicas. O universo do Direito acompanha as evoluções da sociedade e, justamente por conta disso, o profissional da advocacia precisa ampliar o leque de conhecimentos e encarar a profissão também como um negócio, entendendo sobre gestão, finanças, inovação e aspectos comportamentais.

Mas a formação tradicional nem sempre contempla todas as diferentes áreas que esse novo perfil de advogado precisa. É por isso que cursos e programas complementares devem estar constantemente na agenda dos profissionais de Direito. Um dos projetos da OAB Cascavel que tem cumprido essa missão é o programa “Advocacia Empreendedora”, promovido numa parceria entre a subseção, a Escola Superior de Advocacia do Paraná (ESA PR) e o Sebrae.

Além do encontro online de lançamento, outros dois encontros já aconteceram com conteúdos que foram elogiados pelos participantes. Adilson Santos, que é administrador de empresas, com MBA em Gestão de Pessoas e Liderança e facilitador-líder no Programa Empretec (ONU-Sebrae) palestrou sobre “Comportamento empreendedor”. Já Geonice Zibetti, reprogramadora mental, mentora de crenças e emoções, treinadora comportamental e palestrante, falou sobre “Inteligência emocional”. Os próximos módulos devem explorar temas como posicionamento profissional, planejamento estratégico, marketing, comunicação, transformação digital, além de modelos e estratégias de mercado para a advocacia, com análise de casos práticos.

“É um primeiro passo para o advogado visualizar que não é apenas a técnica que vai refletir os resultados dele dentro do escritório. No geral, pouquíssimas graduações abordam a temática da inteligência emocional e do comportamento empreendedor, e o advogado chega despreparado no mercado de trabalho. A duras penas ele acaba aprendendo, e muitas vezes, desistindo, entrando no ‘piloto automático’ e não tendo os resultados que deseja. Compreendi quais atitudes nos proporcionam resultados diferentes. O ‘título’ de passar em Direito, passar na OAB, não garante ter clientes e levar melhores resultados para eles. Também passa despercebida a importância que tem esse tema da inteligência emocional. É importante para que a gente aprenda a não se envolver com os conflitos emocionais dos clientes, aprenda a dissociar as coisas e construir uma solução, verificar que nem tudo precisa virar um processo, algumas coisas são solucionáveis de forma extrajudicial, o que é mais benéfico para todos”, comenta o advogado Cleverson Luiz Birkan, aluno do programa.

Apesar do projeto já ter iniciado, quem tem interesse em participar dos próximos encontros ainda pode se inscrever por meio do site esapr.oabpr.org.br ou acessando o link direto para as inscrições que está disponível na bio do Instagram do perfil @oabcascavel. O investimento é de R$ 60,00. “Fica o convite para os próximos módulos, destaco a importância do encontro sobre modelos de negócio para advocacia, assunto raramente abordado nas graduações e estudar esse tema faz total diferença nos resultados a curto, médio e longo prazo!”, convida Cleverson.

Programa Advocacia Empreendedora está ampliando conhecimento de advogados