45. 3224-4896
Publicado em: 20/02/2025

Ato solene realizado hoje (20) na OAB Cascavel foi conduzido pela OAB Paraná, com ênfase na defesa da justiça social e das prerrogativas da classe

A sede da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) foi palco, hoje (20), da primeira sessão solene de compromisso dos novos advogados deste ano. Ao todo, 25 juramentandos de Cascavel e de mais cinco cidades da região prestaram o compromisso de ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil, em ato conduzido pelo doutor Eder Fabrilo Rosa, secretário-geral adjunto da OAB Paraná. 

Etapa obrigatória após a aprovação na OAB, o Juramento da Advocacia é o momento em que os bacharéis se comprometem a observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais, além de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático, os direitos humanos e a justiça social. O compromisso oficial foi conduzido pela bacharel Josiane Perrut Wodzik, de Cascavel, seguido do juramento coletivo e da entrega dos certificados.

Justiça social

A defesa da justiça social e o compromisso de representar aqueles que não têm voz, especialmente as pessoas marginalizadas por questões de gênero, raça e outros preconceitos, deu o tom aos discursos. “Hoje, vocês juraram defender os direitos humanos e a justiça social. Esta é uma missão nobre e para toda a vida”, afirmou o presidente da mesa, doutor Eder Fabrilo Rosa. 

Ele também fez questão de ressaltar a importância do Exame de Ordem, defendendo-o com veemência, enfatizando o valor da prova como um critério fundamental para garantir a qualidade e a seriedade da profissão. ”Sintam-se orgulhosos e defendam com honra o Exame de Ordem, pois ele é a garantia da qualidade da missão que abraçamos”.

Profissão requer coragem

Com a mesma determinação, a presidente da Subseção de Cascavel, doutora Silvia Mascarello Massaro, destacou os desafios dos primeiros advogados em Cascavel, a luta pelo espaço da mulher advogada e o crescimento da classe, assim como a importância da OAB como defesa das prerrogativas profissionais.

"A advocacia exige coragem e resiliência. Os desafios sempre existirão, mas cada obstáculo é uma oportunidade de crescimento. Não há satisfação maior do que conquistar direitos para aqueles que mais precisam. Esse é o verdadeiro propósito da nossa profissão", pontuou.

Silvia ainda lembrou o papel das comissões na formação contínua e no fortalecimento da profissão, incentivando os novos advogados a participarem ativamente como uma oportunidade de crescimento e networking.

Em nome da nova diretoria, Eliane Deola da Fonseca, secretária-geral da OAB Cascavel, destacou o significado do juramento e disse que “somos a voz do cidadão, daqueles que buscam justiça. A cada causa ganha, reafirmamos o valor da advocacia".

A palavra dos novos advogados

Lethycia Bernardo Ferreira de Souza, de Toledo, e Carlos Leandro Zanotti Guizzo, de Foz do Iguaçu, representaram os novos advogados, compartilhando a emoção do início da carreira. Ao citar Myrthes Gomes Campos, primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, Lethycia resgatou a luta histórica pelos direitos femininos e concluiu com um apelo à justiça social. 

Carlos, por sua vez, destacou o papel do advogado na construção de uma sociedade mais justa, citando a Teoria da Justiça de John Rawls, segundo a qual, “um sistema justo é aquele que permite aos menos favorecidos alcançar melhores condições de vida”.

Os doutores Clicélia Coutinho, de Cascavel, e Jorge Santos Rodrigues, de Foz do Iguaçu, aceitaram espontaneamente o desafio de usar a palavra. Jorge, com experiência na carreira policial, trouxe um olhar crítico sobre a realidade do sistema de justiça, reforçando o papel do advogado na defesa dos direitos. E Clicélia ressaltou a importância da advocacia na defesa das minorias e na promoção da inclusão social. 

Sexto ano

A doutora Juliana Kuhn, diretora da Jovem Advocacia de Cascavel, apresentou aos novos advogados o programa Sexto Ano, uma ação pioneira da OAB Paraná destinada a apoiar os profissionais no início da carreira. O projeto oferece benefícios exclusivos, como a Carteira Provisória e o PIN da OAB-PR para acesso às unidades judiciárias, além de descontos especiais.

Ela também enfatizou o papel da comissão da Advocacia Iniciante, que promove a integração e o networking entre os advogados e reforçou a importância do Kit de Emergência, um manual prático com orientações para enfrentar os primeiros desafios da profissão.

CAA anuncia novidades

Lucas Velasco, diretor de Inovação da Caixa de Assistência ao Advogado (CAA-PR), apresentou os benefícios do setor e orientou os profissionais a utilizarem o APP da CAA, que oferece acesso a benefícios como o Programa Conexa, garantindo consultas gratuitas em mais de 20 especialidades médicas.

Velasco também anunciou que, para este ano, o custo da vacinação contra a gripe para jovens advogados será de apenas R$ 9, com subsídio da CAA. Além disso, destacou a expansão dos projetos culturais e esportivos, como o Projeto Vôlei Legal, que passa a ter o dobro de horários na Subseção de Cascavel.

Demais presenças

A mesa de autoridades também contou com a presença do vice-presidente da OAB Cascavel e coordenador do curso de Direito da Univel, Eduardo Biavatti Lazarini; a secretária-geral adjunta da OAB Cascavel, Carla Schons de Lima; o tesoureiro da OAB Cascavel, Josnei de Oliveira; a conselheira estadual Clarissa Sgarioni; além da doutora Camila Ricci, membro do TED, e o doutor Juliano Tolentino, delegado da CAA em Cascavel.

O evento foi prestigiado também pelo coordenador do curso de Direito da Unipar, Sérgio Tinoco; pela coordenadora do curso de Direito da FAG, Viviana Bianconi; e, representando o curso de Direito da Anhanguera, Leonardo Libardi.

Primeiro Juramento da Advocacia de 2025 acolhe 25 novos profissionais da região