Publicado em: 27/07/2021

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi homenageado na noite desta terça-feira (27) pela OAB-Cascavel, com uma láurea de louvor em função dos serviços prestados ao Judiciário paranaense e também pelo exercício de relevante atividade acadêmica, enquanto jurista e professor de muitos advogados e advogadas de Cascavel e região.

A homenagem, de iniciativa dos advogados Paulo Pegoraro (vice-presidente da Subseção) e Higor Fagundes (conselheiro), e Jurandir Ricardo Parzianello Júnior, presidente da Subseção de Cascavel, foi aprovada pelo Conselho da Subseção.

O evento reuniu advogados (as), conselheiros(as), magistrados (as) e representantes de outros dois Poderes: o Executivo e o Legislativo de Cascavel.

O desembargador lecionou em cursos de Graduação e pós-graduação em Direito, colecionando amigos pela Comarca. Em seu pronunciamento, afirmou sentir-se em casa e estar cercado de pessoas de longo e amistoso convívio. Disse ainda que o Judiciário, nestes tempos de pandemia, passou por um momento de intensa transição, se reinventando em determinadas situações, ressaltando a importância do diálogo com a advocacia para aprimorar o sistema, pois somos da mesma “família”.

Por fim, José Laurindo de Souza Netto anunciou que, nesta quinta-feira (29), irá assinar a ordem de serviço para obras da sede do novo Fórum da Comarca de Corbélia, antiga reivindicação da comunidade jurídica local, que a OAB atuou em várias frentes ao longo destes dois últimos anos de intenso trabalho junto ao Tribunal, para dinamizar a realização desta importante conquista para comarca de Corbélia e região, que teve atenção resolutiva na atual gestão do Tribunal.

Para Jurandir Parzianello, presidente da Subseção, “a vinda do Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná na sede da OAB mostra o respeito que possui com a advocacia, sua homenagem visa reconhecer um humanista, com uma história de relevantes serviços prestados aos paranaenses na função de magistrado e professor, comprometido com a qualificação acadêmica e um trabalho focado por avanços do sistema judicial.

Sempre defendemos que este diálogo interinstitucional que constrói, entre a advocacia e o poder judiciário, focado em soluções e superação  dos problemas que afetam a Justiça e também a advocacia, respeitadas a independência das pautas ser o melhor caminho para os avanços acontecerem.

QUEM É?

José Laurindo de Souza Netto nasceu no dia 5 de maio de 1960, em Curitiba. Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Paraná, turma 1982.

Ingressou na magistratura após concurso, sendo nomeado no dia 4 de abril de 1989 juiz substituto da comarca de Telêmaco Borba. Foi nomeado juiz de direito no dia 6 de junho de 1990 e judicou nas comarcas de Ortigueira, Arapongas, Piraquara e Curitiba.

No dia 17 de maio de 2010 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Doutor em Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná, concluiu estágio em pós-doutorado na Universidade de Roma.

É professor da Escola da Magistratura do Paraná, na qual também é supervisor pedagógico. Leciona também no Curso de Mestrado da Universidade Paranaense (Unipar). Publicou três livros e vários artigos jurídicos em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras.

PRESIDENTE DO TJ ANUNCIA OBRAS DO NOVO FÓRUM DE CORBÉLIA