45. 3224-4896
Publicado em: 08/08/2019

Palestra sobre Reforma Tributária
reúne advogados na OAB-Cascavel

O advogado Viniccius Feriato proferiu na noite desta quinta (8), na sede da OAB-Cascavel, a palestra Reforma Tributária, a um público composto por advogados e advogadas da Subseção.

A iniciativa foi da Comissão de Direito Tributário da Ordem.

Viniccius é especialista na área tributária e atua há 15 anos no escritório Frizzo & Feriato, com sedes em Cascavel e Maringá.

“Falar de um assunto tão crucial, em um momento em que o País ainda discute a Reforma da Previdência, é uma situação delicada. Por se tratar de um tema tão sensível e colocado de forma precipitada, se torna ainda mais arriscado. Um País que possui uma carga tributária das mais complexas do mundo, colocar na pauta de votação do Legislativo, sem o devido debate, um texto prematuro, por mais que o debate seja relevante, é temerário. É preciso envolvimento da sociedade civil organizada antes de as etapas serem vencidas em sua totalidade”, observa.

“Hoje o Brasil é um dos países que mais gastam horas com burocracia e obrigações acessórias. O país possui uma carga tributária que abocanha 33,58% do PIB. Os cidadãos não aguentam mais. A complexidade da cobrança e a fiscalização precisam melhorar. Precisamos evoluir em eficiência tributária”, acentua.

Para ele, um ajuste desta natureza tornará o Brasil mais competitivo, apesar de o passo atual ser pequeno. “Não é bem uma reforma os dois textos em discussão no momento. É um passo a frente, mas um passo pequeno. A reforma ideal deveria sair da tributação de bens de consumo e capitais e tributar a renda”, opina.

Palestra sobre Reforma Tributária reúne advogados na OAB-Cascavel