45. 3224-4896
Publicado em: 05/07/2022

Na última quinta-feira (30) a OAB Cascavel, por meio da Comissão da Mulher Advogada e da Comissão de Direito Eleitoral, realizou o primeiro encontro para discutir a presença das mulheres na política, que aconteceu na sede da Subseção. A roda de conversa, transmitida ao vivo, contou com a presença do professor Alexandre Pierezan, da advogada Sheila Casaril, da vereadora Beth Leal (Republicanos) e da ex-vereadora Marlise da Cruz Ferreira de Oliveira.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dayana Schihotski, esses eventos são extremamente importantes para incentivar a participação da mulher na política. “Queremos trazer cada vez mais mulheres para a política, não só a partidária, mas do protagonismo da mulher, para que ela se interesse, busque e se posicione”, explica Dayana.

A roda, que foi iniciada pelo professor Alexandre Pierezan, discutiu a importância da presença feminina nas instituições, na política e os desafios que as mulheres enfrentam. A vereadora Beth Leal, que parabeniza a iniciativa da OAB Cascavel pelo projeto de mulheres na política, explica que a roda de conversa é extremamente importante para mostrar para as mulheres que esses espaços existem e precisam ser ocupados.

“Quanto maior a diversidade de ideias, mais frutífero é o debate”, afirma Beth Leal. “E nós vemos que dependendo do ponto de vista da onde estou, meu olhar é um pouco diferente, mas quando eu enxergo o olhar do outro eu posso ampliar meu espectro de visão sobre determinada temática e sobre determinado assunto específico”.

Para a presidente da Comissão de Direito Eleitoral Thays Mendes Gomes, o intuito da realização do evento foi aumentar a representatividade política da mulher, que é a maioria do eleitorado Cascavelense. “A OAB se preparou esse ano para fomentar a ideia das mulheres da política. Que falam da gente com a gente presente, pois não existe ninguém melhor para legislar sobre os direitos das mulheres do que as mulheres”, explica Thays.

O evento também contou com a presença da ex-vereadora e atual chefe regional do Instituto Água e Terra, Marlise da Cruz Ferreira de Oliveira, que dividiu um pouco de sua história e desafios como vereadora no município ainda na década de 70.

“Quando cheguei para trabalhar, um vereador reclamou que eu estava causando um tumulto na Câmara, obrigando-o a quebrar uma parede”, relembra Marlise, “quando questionei ele sobre o porquê, o mesmo me disse que precisaria construir mais um banheiro, pois não havia banheiro feminino na Câmara Municipal de Cascavel.”

OAB realiza encontro para debater a presença das mulheres na política