45. 3224-4896
Publicado em: 11/07/2022

A OAB sempre repudiou toda forma de violência. Quando a violência nasce de divergências políticas, a preocupação institucional é ainda maior. Divergências políticas devem ser resolvidas com diálogo e marcos próprios da democracia, nunca com violência. O crime cometido em Foz do Iguaçu, amplamente divulgado pela imprensa na data de hoje, se confirmadas as motivações políticas, causa máximo repúdio e extrema preocupação.

A História demonstra que quem vê um eventual adversário político como um inimigo a ser extirpado, promove a violência. É preciso resgatar o diálogo democrático. A intransigência e o radicalismo político não podem ameaçar o convívio harmônico entre as diferentes correntes políticas.

Não faz muito tempo, fomos às ruas contra a guerra na Ucrânia. Repudiamos a forma violenta de resolver um conflito internacional. É algo que não faz sentido no atual patamar civilizatório. Com mais razão, defendemos que nossas disputas políticas internas não podem ser resolvidas com insana violência.

A OAB Paraná conclama a todos: serenidade! Unidos e sem preconceitos, sejamos guardiães da Paz. Para que a intransigência e o radicalismo político não ameacem o convívio harmônico entre as pessoas, é urgente estabelecer um diálogo democrático entre todos os atores políticos. Esperam-se atitudes equilibradas no propósito de garantir respeito à pluralidade de pensamentos.

Numa Democracia, cada cidadão e cidadã tem o direito de obter das Instituições a proteção de seus bens fundamentais: a vida, a segurança, a integridade e também suas liberdades. E também desfruta da liberdade para ser protagonista na defesa de uma sociedade pacífica, sem ódios ou destempero.

A OAB Paraná defende os ideais de justiça e cidadania para assegurar a plenitude dos direitos humanos fundamentais e garantir o exercício da plena cidadania. Espera que as autoridades atuem genuinamente de modo a prevenir a escalada de violência política e de ódio, que podem abrir uma enorme ferida na sociedade brasileira.

Sempre com respeito às divergências. Sempre na paz. Sempre contra a violência.

OAB Paraná repudia violência motivada por divergências políticas