45. 3224-4896
Publicado em: 07/12/2021

Objetivo foi debater ações necessárias para o enfrentamento da violência doméstica envolvendo mulheres, crianças e idosos


Colaborando para a discussão que faz parte do movimento mundial “Nós por Elas”, representantes da diretoria da OAB Cascavel, Judiciário e Ministério Público se reuniram na sede da subseção. Estiveram presentes dr. Carlos Eduardo Stella Alves, juiz do Juizado de Violência Doméstica de Cascavel, dra. Andrea Frias, promotora de justiça, além de Jurandir Parzianello, presidente da OAB Cascavel e Silvia Mascarello Massaro, tesoureira da entidade.  O objetivo foi debater sobre as audiências represadas e demais demandas relacionadas à promoção da justiça na área da violência doméstica, envolvendo mulheres, crianças e idosos.

“Ouvir o Poder Judiciário e o Ministério Público da base é essencial para verificarmos a real situação do volume de demandas e o tempo de atendimento de tais demandas, que, apesar da produtividade dos órgãos, é desproporcional e mostra estarmos diante de uma situação grave, por falta de estrutura, que merece atenção emergencial dos órgãos envolvidos. As vítimas não podem esperar dois anos para ter uma solução justa em face da violência, isso é uma prioridade que temos que debater com toda sociedade e órgãos envolvidos. Do jeito que está ficou insustentável”, diz Jurandir.

Para a promotora de justiça dra. Andrea Farias, esse diálogo e união de esforços na busca de soluções é essencial. Segundo ela, a falta de estrutura diante da “pandemia” de violência doméstica gerou um verdadeiro “colapso” da rede de proteção contra violência, que exige mudanças efetivas para a superação dessa realidade.

“Esta reunião e o apoio da OAB certamente contribuem para ampliar o debate sobre o problema da violência e soluções necessárias, assunto que afeta a toda a comunidade e precisamos dessa mobilização das entidades e da  sociedade civil para superá-lo”, comenta o magistrado dr. Carlos. 

OAB, Judiciário e MP debatem necessidade de novo juizado de violência doméstica