Publicado em: 12/06/2024
Com o aumento de casos e a ousadia dos criminosos, é fundamental adotar medidas preventivas para proteger sua segurança digital
Todo mundo conhece ou já foi vítima de golpes e tentativas de golpes pelo celular. E elas são cada vez mais comuns e ousadas por parte dos golpistas.
Nesse sentido, comprometida em educar a comunidade sobre segurança digital e fornecer suporte para aqueles que são vítimas de fraudes online, a OAB Cascavel reforça o alerta para tomar medidas simples, que podem evitar a clonagem.
“A utilização fraudulenta de meios para tomar controle de qualquer aplicativo, incluindo o WhatsApp, é uma ação criminosa e deve ser tratada como tal", explica o advogado Luiz Vergílio Ugolini, que integra a Comissão de Direito Digital e Inovação da OAB Cascavel.
É por isso que, assim como todo crime, é imprescindível que as tentativas de golpes e as fraudes consolidadas sejam levadas ao conhecimento da polícia, na tentativa de encontrar e punir falsários.
"E como existe o aspecto civil dessas fraudes, em algumas situações é necessário também recorrer ao apoio jurídico para buscar reparação satisfatória para tal infortúnio", reforça Ugolini.
Danos atingem a rede de contatos.
A clonagem do WhatsApp ocorre quando criminosos exploram falhas de segurança para adquirir controle do sistema.
Os fraudadores se passam pelo titular da conta e têm acesso às mensagens, informações pessoais e contatos, o que pode resultar em danos financeiros e morais para as vítimas.
E o resultado pode ser catastrófico tanto para indivíduos quanto para profissionais que dependem do aplicativo de troca de mensagens para seus negócios.
"Perda de privacidade, supressão da identidade e danos financeiros são apenas algumas das consequências negativas enfrentadas pelas vítimas diretas e pelas vítimas secundárias", detalha Ugolini, que orienta utilizar de algumas práticas para se proteger de eventuais tentativas de clonagem, dificultando ou até mesmo impossibilitando a invasão.
Prevenir é sempre o melhor caminho
Os impactos mencionados destacam a importância de medidas preventivas e de segurança digital para proteger tanto os indivíduos quanto as empresas contra os perigos da clonagem e outras formas de fraude online.
A ativação da verificação em duas etapas é uma das dicas de prevenção. Além disso, é preciso tomar cuidado para não ser vítima de phishing, deixando terminantemente de fornecer informações pessoais, e em especial o código de verificação, em resposta a uma mensagem.
"O monitoramento do número de telefone, registrando na prestadora de telefonia métodos de segurança para evitar que seu número seja transferido para outro SIM sem a sua autorização, ou conhecimento também adiciona uma proteção adicional, além de controlar regularmente e ativamente as sessões de WhatsApp Web, encerrando qualquer sessão desconhecida", orienta Ugolini.
Orientar idosos também é necessário
Como pessoas idosas são particularmente vulneráveis a essas ameaças, a OAB também recomenda fornecer orientações claras e práticas aos idosos da família que usam aplicativos.
“Uma dica é ensinar a identificar mensagens suspeitas, não compartilhar informações pessoais ou códigos de verificação, não abrir links e buscar ajuda de familiares ou autoridades quando confrontados com situações de clonagem, ameaças de sequestro”, reforça o advogado.
O que fazer em caso de clonagem
Mesmo tomando esses cuidados, é possível que a clonagem ocorra. Nesses casos, identificar e agir rapidamente pode minimizar danos. O advogado sugere desconectar das sessões de WhatsApp Web, reativar a verificação em duas etapas e alertar os contatos sobre a possível fraude. Registrar um boletim de ocorrência para documentar o incidente também é necessário para que seja devidamente investigada, e o invasor responsabilizado pelo dano causado.
"Ao desconectar das sessões de WhatsApp Web faz com que qualquer falsário que tenha conseguido acesso por esta ferramenta perca tal acesso imediatamente", recomenda Ugolini.
Outra medida é reinstalar o aplicativo, pois isso força um novo processo de verificação do número, desconectando qualquer dispositivo conectado.
Também é indicado remover o acesso de dispositivos desconhecidos para restabelecimento do controle da conta, alterar senhas de segurança, notificar a operadora e, se mesmo utilizando os métodos acima ainda não foi possível o restabelecimento de seu acesso a aplicação, faz-se necessário o contato com o suporte do WhatsApp, que pode ser feito pelos endereços do link https://www.whatsapp.com/contact?lang=pt_BR".
"Seguir essas medidas e agir com rapidez e agilidade é essencial para minimizar os danos causados pela clonagem do WhatsApp e recuperar o controle da sua conta o mais rápido possível", finaliza Ugolini.