Publicado em: 21/07/2023

Solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (20)

Foi realizada nesta quinta-feira (20), o juramento de 22 novos advogados e advogadas na sede da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel). A cerimônia contou com a participação do vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, e do presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, além de outras autoridades e familiares dos novos profissionais.

O juramento coletivo, seguiu o tradicional protocolo que marca o início de uma nova fase, quando os bacharéis em Direito são de fato reconhecidos como advogados, podendo exercer plenamente a profissão. O evento coroa toda a jornada de dedicação e exalta a relevância da advocacia.

O juramento foi realizado de forma simbólica pela advogada Emanueli Kottvitz e repetida pelos demais e, após o compromisso formal, ocorreu a entrega do termo de compromisso e da carteira profissional.

“A advocacia é uma atividade essencial para administração da justiça, defesa dos direitos e promoção da cidadania. Ao fazerem o juramento, os novos advogados se comprometeram a exercer a atividade com dignidade e respeito ao próximo. É um momento muito especial, que marca uma nova fase na vida de cada um”, afirmou o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio.

O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, que conduziu a cerimônia, aproveitou para deixar alguns conselhos aos novos advogados, destacando três dicas que, segundo ele, são essenciais para garantir o bom cumprimento da profissão.

“Sejam éticos, mas muito éticos consigo, com os colegas e com os clientes; lutem, mas lutem não apenas como grandes advogados da causa, mas também para as causas da nossa sociedade, e nunca aceitem uma quebra de prerrogativa, pois ela não é só sua, é de toda a classe, pois nós lutamos para consegui-las”, aconselhou.

Ainda de acordo com Deneka, o momento do juramento é imprescindível, pois além de reafirmar o compromisso dos advogados perante a sociedade, também marca o início de uma nova jornada.

“É o começo de uma carreira na vida jurídica. E dar esse passo dentro da OAB, é essencial para que o advogado conheça o sistema do qual faz parte e também para que ele entenda que, a partir de agora, é membro da maior instituição de profissionais liberais do Brasil”, celebra.

Ainda durante a solenidade, foram apresentadas algumas das comissões atuantes na Subseção, em especial da Comissão da Advocacia Iniciante; os serviços da Caixa de Assistência dos Advogados Paraná e o Programa 6º ano, iniciativa inédita no sistema OAB, que promove uma ação de acolhimento, apoio e orientação à advocacia em início de carreira.

Autoridades presentes

Estiveram presentes na solenidade as seguintes autoridades: o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka; o presidente da Subseção da OAB Cascavel, Alex Gallio; vice-presidente da OAB Cascavel, Deisi Cardoso; secretário geral da OAB Cascavel, Josnei Oliveira da Silva; secretaria geral adjunta  da OAB Cascavel, Clarissa Sgarioni; tesoureiro da OAB Cascavel, Charles Lustosa; coordenador do setor de processos disciplinares da OAB Cascavel, José Adalberto Pereira Junior; conselheiro do setor de processos disciplinares da OAB Cascavel, Alysson Fogaça de Aguiar; delegada da CAA-PR de Cascavel, Silvia Mascarello Massaro; ex-presidente da OAB Cascavel, Mauricio Monteiro de Barros Vieira; presidente da Comissão da Advocacia Iniciante da OAB Cascavel, Juliana Kuhn; advogado da subseção de Cascavel, Arnaldo Costa Faria; professor do curso de Direito do Centro Universitário FAG, José Roberto Martins; cordenador do curso de Direito do Centro Universitário Univel, Eduardo Biavatti Lazarini, e o cordenador do curso de Direito da UNIPAR, Jose Bolivar Bretas.

OAB Cascavel realiza juramento de 22 novos advogados e advogadas