45. 3224-4896
Publicado em: 11/09/2025

Oportunidade de refletir sobre como construir caminhos mais inclusivos, simpósio é gratuito e com transmissão online

Nos dias 17 e 18 de setembro, a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) realiza o Seminário de Educação e Aprendizagem Especial e Inclusiva. Gratuito e online, o encontro promete trazer novas perspectivas para quem atua ou se interessa pelo tema. A programação é ampla.

O evento surge em meio a intensos debates na sociedade sobre educação especial e inclusiva, como a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) apresentada pela Associação dos Portadores de Trissomia 21, que questiona o repasse de recursos a escolas especializadas, como as APAEs -, além de recentes discussões no Congresso em torno de alterações no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Transmitido pelo Google Meet, o seminário reunirá especialistas de diferentes áreas para abordar temas como o funcionamento do cérebro de pessoas autistas, técnicas de análise comportamental, tratamentos psiquiátricos e os desafios pedagógicos e jurídicos ligados à educação inclusiva.

De acordo com o presidente da Comissão de Acessibilidade, Jefferson da Silveira Menezes, o encontro é apenas o primeiro de uma série de três simpósios virtuais que devem ocorrer até novembro, sempre com foco em ampliar o diálogo multidisciplinar sobre inclusão. O objetivo é agregar conhecimento diante das discussões da sociedade acerca da educação especial e inclusiva em pessoas com deficiência e técnicas de análise de comportamento para o tratamento comportamental de pessoas no espectro autista, especialmente crianças. 

"Queremos também oferecer subsídios práticos à advocacia, para que possa compreender melhor os aspectos médicos, pedagógicos e psicológicos que envolvem ações judiciais, pedidos de medicamentos ou de acesso à educação especial”, destaca.

Embora tenha como foco principal a atuação da advocacia, o seminário amplia o debate e traz contribuições valiosas também para pedagogos, psicólogos, médicos, estudantes, mães, pais e demais interessados em compreender mais sobre o universo da educação especial. O formato online permite que mais pessoas participem e se beneficiem dessa troca de experiências.

*Programação*

Dia 17

19h30: Abertura

19h40: Palestra com Dra. Débora Thaís Bauer (médica psiquiatra)

20h25: Palestra com Prof. Kleber Fernando Pereira (professor da UFPR e pesquisador em Neurociências)

21h10: Mesa-redonda com convidados


Dia 18

19h30: Abertura

19h40: Palestra com Dra. Jozeane Aparecida Huttell Herrero (psicóloga, especialista em Neuropsicologia)

20h25: Palestra com Prof. Sheille Soares de Freitas (professora da Unioeste, doutora em História e pesquisadora em Educação)

21h10: Mesa-redonda com convidados


Como participar

17 de setembro (quarta-feira):

Link da videochamada: https://meet.google.com/ncv-fmke-meu


18 de setembro (quinta-feira):

Link da videochamada: https://meet.google.com/ncv-fmke-meu

OAB Cascavel promove Seminário de Educação e Aprendizagem Especial e Inclusiva