Publicado em: 13/08/2021

Entrevistas, reunião na sede e evento no centro da cidade tiveram a intenção de reforçar a importância do papel do advogado para a sociedade

Para celebrar o Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto, a OAB Cascavel promoveu diferentes ações com o mesmo objetivo: reforçar a importância da categoria e discutir sobre a valorização e futuro da profissão. Em entrevistas concedidas para a imprensa de Cascavel, os representantes da subseção aproveitaram os espaços para lembrar a sociedade sobre o imprescindível papel do advogado. “É um profissional que acorda de manhã e empresta o seu intelecto, a sua alma, o seu conhecimento e sua visão de mundo para servir às pessoas, às empresas, os órgãos públicos”, mencionou o presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello.

Por conta da data, a reunião do conselho da subseção foi aberta para os advogados que quisessem participar e tratar de assuntos pertinentes à valorização da profissão. Em um café da manhã na sede, os participantes tiveram uma conversa produtiva sobre a união da categoria, o papel da OAB na defesa dos profissionais, o futuro da profissão e a inserção dos novos advogados no mercado, entre outros temas da rotina da advocacia. Em seguida, o grupo se encontrou no centro de Cascavel, em uma tenda montada em frente à Catedral, para abordar e conscientizar a população sobre a importância de ter um advogado como aliado. “A sociedade precisa entender que é importante consultar um advogado antes de se tomar decisões porque assim é possível conseguir segurança jurídica, prevenir problemas e ficar com a vida em paz. Por isso fazemos sempre essa campanha, incentivando que as pessoas consultem um advogado de confiança antes que os problemas se instalem e se agravem”, comenta Parzianello. Para complementar a ação, quem passou pelo centro pode acompanhar uma apresentação do Coral da OAB Cascavel, formado por advogados e familiares.

Hoje, são mais de um milhão de advogados inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil, entidade representativa da advocacia que é considerada a maior do mundo. E a subseção de Cascavel é a terceira maior comarca do Paraná, com mais de 3600 advogados. Profissionais, que segundo o vice-presidente da OAB Cascavel, Paulo Pegoraro, têm muito a comemorar: “Esta classe profissional tem um papel fundamental de assegurar o estado democrático de direito, de garantir que as instituições funcionem, garantir que os direitos e as garantias individuais também possam se efetivar neste país. Apesar de diversas investidas feitas contra a advocacia brasileira, apesar de alguns instrumentos que cerceiam e limitam o exercício das prerrogativas profissionais, a advocacia se mantém como uma classe sólida. Há um elemento apaixonante na advocacia que é o de se colocar no lugar do outro. É um processo de empatia jurídico: sofrer como o outro, mas não deixar que as lágrimas nos impeçam de ver a realidade e transformá-la”.

OAB Cascavel comemora Dia do Advogado debatendo assuntos importantes para a classe