45. 3224-4896
Publicado em: 15/07/2025

Solenidade reuniu bacharéis de várias subseções das regiões Oeste e Sudoeste que, a partir de agora, integram oficialmente os quadros da Ordem

Em sessão solene conduzida pela advogada Silvia Regina Mascarello Massaro, presidente da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), a OAB Paraná recebeu na tarde desta segunda-feira (14) mais 27 advogados em seus quadros. Esta foi a sexta cerimônia de Compromisso Público da Advocacia realizada na sede da OAB Cascavel em 2025 e reuniu bacharéis de Direito das subseções de Cascavel, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Foz do Iguaçu, Tri-Fronteira, Laranjeiras do Sul, Palotina, Toledo, Medianeira e Palmas. 

Silvia presidiu a sessão conforme designação oficial da Portaria Nº 450/2025 da presidência da OAB Paraná, reforçando o papel de destaque da OAB no acolhimento e integração da jovem advocacia em todo o Estado. “Que o juramento de hoje fortaleça atitudes firmes e responsáveis ao longo da carreira de cada um que abraçou esta profissão grandiosa, mas que requer coragem. Sejam bem-vindos ao quadro da OAB Paraná”, pontuou, destacando a importância da participação ativa na OAB, com ênfase na união, na qualificação profissional e na ética como pilares da advocacia.

Ao saudar os novos colegas, o vice-presidente da OAB Cascavel, Eduardo Biavatti - atual coordenador do curso de Direito da Univel -, defendeu a ética, a responsabilidade social e o papel das prerrogativas como pilares da atuação independente. “Não são privilégios, mas garantias fundamentais para que possamos exercer nossa missão com coragem e autonomia, sempre em defesa da justiça e dos direitos dos cidadãos”.

Rito de passagem

A cerimônia é uma tradição obrigatória da OAB para marcar a transição oficial dos bacharéis de Direito à advocacia, após a aprovação no Exame de Ordem. Diante de familiares, amigos e padrinhos, os novos advogados prestaram juramento conduzido por Issa Said Mizher Neto, da Subseção Tri-Fronteira, comprometendo-se a atuar com dignidade, independência e ética, respeitando as prerrogativas profissionais e defendendo a Constituição, os direitos humanos e a justiça social.

Em discursos emocionados, também expressaram gratidão, reforçaram o compromisso com a justiça e exaltaram a responsabilidade de exercer uma profissão com propósito. “Ser advogado é assumir a missão de ser a voz de quem não é ouvido, a força de quem está oprimido e o instrumento da justiça em meio às incertezas da vida social”, destacou o advogado William Vidal Vicente da Silva, de Marechal Cândido Rondon.

Tecnologia e inovação

A advogada Laís Bragança Oliveira, de Cascavel, celebrou o sonho realizado após anos de esforço e renúncias, convocando os colegas a abraçar a justiça com dignidade. Laís também foi a primeira a concluir o processo pelo novo sistema digital da OAB Paraná, implantado em julho. “Fiquei surpresa em ter a resposta em poucas horas após a solicitação. É um sistema inovador, intuitivo e que trouxe ainda mais agilidade para nós, novos profissionais”.

Sexto Ano turbinado

A cerimônia de compromisso coletivo também marca o ingresso dos novos advogados no Programa Sexto Ano da OAB-PR, que passou por uma ampliação em 2025 oferecendo suporte aos profissionais nos três primeiros anos da carreira. O programa inclui benefícios como carteira provisória, acesso facilitado aos fóruns via PIN da OAB-PR, descontos e outras vantagens exclusivas.

“É um apoio essencial para quem está começando, pois fomenta a capacitação com cursos, palestras e eventos pensados a partir das demandas reais da jovem advocacia”, ressaltou a diretora da Jovem Advocacia, Juliana Kuhn.

Cuidado e suporte

Igualmente foram apresentados à jovem advocacia os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência aos Advogados (CAA-PR), como  suporte jurídico, cuidados com a saúde física e emocional, programas de lazer, previdência, plano de saúde e diversas iniciativas voltadas à qualidade de vida. “Usem esses recursos. Eles são de vocês”, reforçou o diretor da CAA-PR, Cleverton Cremonese de Souza. “A advocacia é uma profissão nobre, mas desafiadora. Exige preparo, resiliência e equilíbrio. E é justamente para apoiar vocês nessa trajetória que existe a Caixa”, reforçou.

Presenças

Também compuseram a mesa a secretária-geral da Subseção, Eliane Deola da Fonseca; a secretária-geral adjunta, Carla Schons de Lima; o tesoureiro, Josnei Oliveira da Silva; o diretor de Prerrogativas e conselheiro subseccional, Leandro Moratelli Batista.

Ocuparam as cadeiras de honra a conselheira estadual da OAB-PR, Suzana Perboni; a coordenadora do Conselho Subseccional da OAB Cascavel, Amanda Jackeline Kern; a coordenadora do Exame de Ordem da Subseção, Denise de Lima; a presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aline Bianchi Lopes Garcia; o ouvidor-geral da OAB Cascavel, Carlos Alberto Tanuri Mendes e as representantes dos cursos de Direito, Viviana Bianconi (FAG), Jullyana Monique Vanso Hotz (Anhanguera) e Cláudia Beatriz Schneider Braun (Unipar).

Mais 27 advogados do Paraná assumem compromisso público na OAB Cascavel