45. 3224-4896
Publicado em: 24/05/2023

Obra é resultado de uma tese de mestrado que abordou a responsabilidade civil nos casos de reprodução humana assistida

 

O acervo bibliográfico do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a contar com um reforço escrito por um advogado cascavelense. Com foco em uma temática ainda pouco explorada pelos pesquisadores do Direito, o livro intitulado “A responsabilidade civil das clínicas e dos profissionais de reprodução humana assistida” figura entre os títulos que podem ser consultados pelos ministros para auxiliar no embasamento de decisões e súmulas acerca do tema.

 

Escrito pelo advogado e coordenador da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel), doutor Olavo Fettback Neto, o livro é resultado de uma tese de mestrado que levou mais de um ano para ser escrita e que precisou de mais oito meses para ser adaptada ao formato de livro.

 

“O tema me chamou a atenção durante a realização do mestrado principalmente porque a minha irmã trabalha nessa área e relata a lacuna que existe sobre o tema no universo jurídico. Durante o processo de pesquisa, a maior dificuldade foi a bibliografia disponível para embasamento porque ainda existem poucos trabalhos com esse foco. Mas decidi encarar o desafio”, relembra.

 

A publicação do livro ocorreu em 2021 e a notícia da aquisição para o acervo do STJ, segundo o autor, foi mais um sinal de que o trabalho valeu a pena.

 

“O combustível de todo pesquisador é a vontade de contribuir para a sociedade e fazer algo que possa sair do mundo acadêmico e fazer parte do dia a dia, saindo do pragmatismo da pesquisa e partindo para a contribuição social. Portanto, eu fico muito feliz com essa notícia. Me sinto satisfeito por saber que, de alguma forma, minha pesquisa vai auxiliar as pessoas. É um reconhecimento imensurável”, celebra Olavo.

 

Para o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, este é mais um sinal de reconhecimento para a advocacia e os pesquisadores da região.

 

“Serve como incentivo para todos os pesquisadores e operadores do Direito. Ficamos muito felizes por saber que o trabalho feito por alguém daqui conseguiu chegar tão longe e parabenizamos o Olavo por esse feito”, enfatiza Alex.

 

O livro, ao fazer parte do acervo do STJ, passa a estar disponível para consulta tanto dos ministros quanto da sociedade em geral.

Livro escrito por advogado cascavelense passa a compor acervo do STJ