Publicado em: 13/09/2022

A OAB Cascavel elaborou um dossiê contendo provas de uma empresa privada que atua em diversas cidades do Paraná, captando clientes de forma irregular, e com isso exercendo ilegalmente a profissão da Advocacia.

Diante disso, a OAB PR comunicou a situação à Justiça Federal, que acatou pedido de providências e determinou o encerramento definitivo das atividades ilícitas praticadas.

Além de Cascavel, a decisão teve alcance nos municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Ponta Grossa e Maringá.

Tudo começou em 2020, quando o advogado Paulo Roberto Pegoraro Júnior, então vice-presidente da Subseção de Cascavel, em conjunto com a Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional, então presidida pelo advogado Ivan Andrito Schreiner, levaram o tema à Diretoria, que prontamente se manifestou sobre o caso e o reportou formalmente à Secional.

“A OAB fez um levantamento minucioso, na verdade um dossiê, e criou uma Comissão específica para este fim”, lembra Pegoraro. “Neste levantamento, constavam relatos de vítimas que, iludidas por esse pessoal, que acabava oferecendo serviços advocatícios que muitas vezes os induzia ao erro. É uma importante conquista da advocacia, uma demanda de muitos anos, em que advogados sofriam com essa insatisfação. Cabe salientar também que a atuação da OAB beneficiou não apenas a advocacia, mas também veio em favor da coletividade, evitando incautos buscar esse tipo de serviço”.

"Muito mais que o êxito nos tribunais, acaba-se uma prática de captar indevidamente ações e recursos financeiros de forma irregular", destacou o advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel.

Para o ex-presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello, graças ao levantamento minucioso de advogados voluntários e a riqueza de informações apuradas no dossiê, devidamente encaminhado à Seccional para que os procedimentos legais fossem encaminhados no âmbito de sua jurisdição, a Justiça acaba de fazer o melhor encaminhamento, preservando os interesses da comunidade e da advocacia", disse.

Justiça Federal acata pedido da OAB e manda fechar empresas irregulares