45. 3224-4896
Publicado em: 12/11/2021

Objetivo foi preparar profissionais para atuação em uma área muito ampla e técnica

Na noite da última quinta-feira (11), advogados acompanharam a palestra “Mitos e verdades do Direito Bancário”, ministrada pelo Dr. Donato de Souza, advogado que soma 12 anos de experiência na área.  Especialmente por ser um setor muito técnico e amplo, o Direito Bancário exige do advogado muita capacitação e um leque de conhecimentos que envolve não só as questões da advocacia, mas também o entendimento de economia, matemática financeira e atualmente de teoria cognitiva também. “O maior mito que existe hoje é tentar dissociar capitalização de juros e juros compostos fazendo com que vários peritos do Brasil que estão entrando nessa argumentação errônea comecem a emitir laudos que tem trazido muito prejuízo para os advogados”, explica o especialista.

O objetivo da palestra, promovida como forma de inaugurar os trabalhos da Comissão de Direito Bancário da OAB Cascavel, foi desmistificar alguns pontos, já que essa é uma área complexa e que está cada vez mais em ascensão. “O Direito Bancário atinge todos aqueles que utilizam os serviços bancários em sua rotina, ou seja, praticamente toda a sociedade. Mas percebemos que a população em geral e os próprios advogados têm grande dificuldade em identificar com clareza o que contratam perante as instituições financeiras seja pela carência ou obscuridade de informações trazidas pelos bancos e cooperativas, como também pelo desconhecimento da matéria bancária. Essas situações podem resultar em negócios extremamente onerosos e consequentemente o superenvididamento dos consumidores”, comenta a presidente da comissão, a advogada Mariana dos Santos Lupatini.

O palestrante abordou os principais pontos que os advogados devem observar numa discussão de contrato bancário e comentou sobre as atualizações recentes. “É uma área apaixonante, quando você faz uma análise dos contratos, do passado do cliente, como o banco agiu com ele, não só nos juros, mas também nas aplicações financeiras, compreendendo o sistema financeiro para fazer uma leitura do cliente, a área começa a ficar com uma amplitude muito maior. Hoje com a lei do superendividamento, com a pandemia trazendo à tona a teoria da imprevisão, o Direito Bancário ficou muito mais extenso. Há espaço para todos no mercado e não é concorrido, mas precisa ter uma boa capacitação”, aconselhou dr. Donato.

Os participantes ficaram satisfeitos com o conteúdo compartilhado. “Direito Bancário é um tema que sempre despertou a minha curiosidade, e ter o prazer de ouvir o Dr. Donato foi uma injeção de ânimo, especialmente pela trajetória e história de vida que ele compartilhou conosco! Só posso agradecer por essa oportunidade e pelos ensinamentos”, elogia a advogada Vania Nadia Doertzbacher. “O Dr. Donato é referência em Direito Bancário não só no Paraná, mas em vários estados do país e nos trouxe uma visão assertiva sobre o tema, sanando várias dúvidas comuns ao operadores do Direito”, agradece a presidente da comissão. 

Especialista abordou mitos e verdades sobre o Direito Bancário em palestra