45. 3224-4896
Publicado em: 05/08/2021

A OAB-Cascavel inovou com a instalação de placas de energia solar na Sede da Subseção, sistema implantado pela empresa Ilumisol Energia Solar, com recursos da OAB-PR, em parceria com a Subseção de Cascavel. A inauguração dos painéis solares foi realizada na tarde desta sexta-feira (30), com a presença de autoridades do Sistema OAB, como o presidente da Seccional, Cássio Lisandro Telles; o presidente da OAB-Cascavel, Jurandir Parzianello; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Fabiano Barakat; o diretor tesoureiro, Henrique Gaede; conselheiros Seccionais e da Subseção, presidentes de comissões, membros da diretoria e demais colegas. Esta foi a primeira Subseção do Estado a adotar tal medida, que gera, além da sustentabilidade ambiental, significativa economia de recursos no custeio de despesas.

"Havíamos feito um estudo para a nossa Seccional, mas acabamos não dando sequência por uma série de fatores. Mas a persistência do presidente Jurandir Parzianello valeu. Foi uma atitude inovadora e que certamente vai gerar frutos em outras subseções", disse Gaede. "Para a instalação do siostema, priorizamos os aspectos qualidade técnica, segurança e economicidade, critérios prontamente adotados pela OAB", disse Parzianello.

O conselheiro da Seccional, Rui da Fonseca, que foi já foi tesoureiro da Subseção, lembrou que a conta da luz é algo que sempre foi um problema para a OAB. "Tínhamos poucos recursos, e intenção de fazer várias coisas. Mas, quando vinha a conta da luz, esses investimentos acabavam em segundo plano. Se Deus quiser, a energia solar deverá ser implantada em todo o sistema OAB do Paraná", afirmou. 

O investimento consumiu recursos de R$ 79 mil, sendo que a OAB-PR custeou 45% do total. Outros 55% vieram de recursos da própria Subseção. Em 18 meses após instalado, o investimento terá atingido a autossuficiência financeira.

A previsão é economizar cerca de R$ 20 mil por ano. Após a quitação total do projeto, durante décadas, recursos que poderão ser aplicados em outras ações em favor da advocacia, além do impacto sócio-ambiental, em benefício de toda a comunidade.

ENERGIA SOLAR GERA ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE À SUBSEÇÃO