Publicado em: 15/08/2024
Nova geração de advogados celebrou a trajetória dos que pavimentaram o caminho, reconhecendo o legado ético e profissional que inspira e fortalece a Advocacia em Cascavel
“Muito obrigado, obrigado, obrigado! É assim que podemos nos direcionar a todos vocês, que realmente construíram uma linda história. Fica aqui a minha gratidão e a nossa reverência pelo legado de todos vocês”. Com essas palavras, o presidente da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel), Alex Gallio, conduziu a Sessão Solene de Jubilamento, realizada na tarde de quarta-feira (14) na sede da entidade, como parte dos atos festivos ao Jubileu de Ouro da Subseção.
A cerimônia celebrou advogados que completaram 45 anos de exercício ininterrupto da Advocacia ou que
atingiram 70 anos de idade, com pelo menos 30 anos de contribuição à Ordem. Foram homenageados o doutor Antonio de Jesus, que aos 83 anos foi representado pela filha Silvia Maria de Jesus Cardoso, e os doutores Antonio Minoru Ashakura, Carlos Alberto Tanuri Mendes, Ilka Bianchin Viana, João Domingos Tonello, José Bolivar Brettas, Nilda Maria de Oliveira Melito e Yves Consentino Cordeiro.
A emoção marcou a cerimônia, que teve o doutor Carlos Alberto Tanuri Mendes expressando-se em nome dos jubilados. Ele disse que a honraria representa o coroamento de toda uma trajetória na Advocacia. “É uma coincidência, porque com a Subseção fazendo 50 anos, eu também completo 50 anos de advocacia este ano. Para mim, representa a realização de um sonho que começou nos anos 1970. Ver colegas aqui que fizeram parte dessa história é uma grande honra e é gratificante ser reconhecido por um jovem advogado como Alex Gallio, que lembra daqueles que iniciaram essa trajetória”.
Tanuri Mendes, visivelmente emocionado, refletiu sobre a importância da homenagem aos pioneiros, que desbravaram um árduo caminho. “Iniciamos uma história que os mais jovens continuaram e fizeram muito bem. O reconhecimento por parte deles nos deixa sinceramente agradecidos, pois não fomos esquecidos. O fato de termos inspirado novas gerações e de ver a cidade de Cascavel evoluir ao longo dos anos é um motivo de orgulho. Agradeço a todos que celebraram conosco”.
Passado e presente interligados
A cerimônia tornou-se ainda mais emotiva com a convivência entre a nova geração de advogados e os pioneiros da advocacia em Cascavel. Muitos dos que hoje ocupam cargos de direção na OAB Cascavel foram alunos dos jubilados e essa relação de mestre e aprendiz trouxe à tona um sentimento de respeito e gratidão. A vice-presidente Deisi Cardoso, emocionada, relembrou sua experiência como aluna. “Lembro muito das aulas do professor Brettas e quero dizer que seus alunos já estão há 25 anos nessa jornada e o senhor nos inspirou. Hoje somos professores porque tivemos grandes mestres como vocês. Nós somos o que somos porque vocês foram e são grandes advogados”.
O secretário-geral Josnei de Oliveira também expressou profunda gratidão, destacando o privilégio de participar de um momento tão emblemático. “Se eu estou hoje na diretoria da OAB, como advogado e professor, é porque carrego um pouco de cada um de vocês”.
Essa linha de reconhecimento foi compartilhada pelos demais membros da diretoria, que ressaltaram o impacto duradouro dos homenageados em suas carreiras e na formação de novas gerações de advogados.“Sinto-me uma formiguinha perto dos gigantes que vocês são. As histórias de força, coragem e fé que ouvi hoje reforçam que estamos no caminho certo. Minha eterna gratidão pela advocacia e parabéns a todos vocês”, disse a secretária-geral adjunta, Clarissa Sgarioni.
Igualmente, o tesoureiro da OAB Cascavel, Charles Lustosa, emocionou-se ao relembrar momentos de sua trajetória influenciados pelos advogados presentes. “A gratidão que manifestamos por este legado é uma sementinha plantada por cada um de vocês. Quando era adolescente, já ouvia falar de vocês como referências e hoje vejo que estou no caminho certo. Agradeço pela influência e pelo exemplo que vocês representam”.
Testemunhos
A doutora Silvia Regina Mascarello, delegada da Caixa de Assistência dos Advogados da Subseção Cascavel, igualmente expressou orgulho e gratidão pelo legado dos pioneiros. “Vocês são exemplos de homens e mulheres de fibra e talento, que pavimentaram o caminho que trilhamos. Que felicidade celebrar vocês hoje. Muito obrigada e parabéns a todos”.
Representando o Tribunal de Ética e Disciplina, a doutora Suzana Perboni reforçou a importância dos homenageados na formação das novas gerações e testemunhou que conviveu com os homenageados e “vi como pavimentaram o caminho que trilhamos com segurança. Esta homenagem é pequena diante do que representam. Que nós possamos todos ser exemplos, assim como eles foram para mim”.
Pioneirismo feminino
Durante a solenidade, todos os homenageados também foram convidados pelo presidente Alex Gallio a compartilhar suas percepções e histórias. Em cada um, relatos emocionantes sobre suas trajetórias e o significado da homenagem recebida, trazendo à tona a gratidão e o orgulho por fazer parte da história da OAB Cascavel.
Entre os sete, duas mulheres pioneiras que enfrentaram os desafios de uma carreira em um campo predominantemente masculino. A doutora Nilda Maria de Oliveira Melito revelou que em sua turma de formatura, em 1972, eram oito mulheres entre os 178 formandos. “Hoje, mais de 50% são mulheres e me orgulho de ter sido uma das pioneiras. Agradeço a todos e a Deus por essa trajetória”, relatou, acrescentando que o jubilamento representa o reconhecimento de um longo período de trabalho na advocacia. Mesmo aposentada, continua atuando como voluntária na OAB e estimulando os novos advogados.
Seguindo o mesmo espírito de superação, a doutora Ilka Bianchin Viana fez história na educação em Cascavel. Foram mais de 40 anos como professora, além de advogada. “Para mim, este momento representa um período muito bom e feliz. Cheguei em Cascavel em 1976, vinda de Santa Maria, e aqui construí minha vida, tive meus filhos e trabalhei na União Oeste. Com 83 anos, me sinto imensamente grata por ser lembrada profissionalmente”.
Desbravadores
A falta de infraestrutura no início da história dos homenageados foi relembrada por muitos, que sentiram-se valorizados e reconhecidos. O doutor Antonio Minoru Ashakura refletiu sobre o desenvolvimento de Cascavel e a evolução da Advocacia, admirando-se pelo dinamismo das novas gerações. “Lembro de como Cascavel era há 50 anos, sem telefone e com estradas de barro. Hoje, vejo uma cidade em pleno desenvolvimento e uma nova geração de advogados que enfrenta desafios com coragem e inovação.
Agradeço a todos por manterem viva a advocacia e por contribuírem para uma sociedade onde a liberdade de expressão é valorizada. O tempo passa rápido, e após 55 anos de atividades advocatícias, sinto-me grato por ter testemunhado tantas mudanças e por continuar a aprender e crescer com a profissão”.
Para o doutor José Bolivar Brettas, outro desbravador, não é diferente. Ele trouxe um tom de reflexão e gratidão ao evento em seus 85 anos de vida. “Este evento representa motivo de grande honra e alegria, pois é um reconhecimento da atual administração aos advogados jubilados com mais de 50 anos de trajetória”.
O doutor Yves Consentino Cordeiro reforçou a trajetória de lutas desde os primórdios e expressou seu orgulho e satisfação de estar entre os homenageados. “A OAB somos nós, ela tem 90 anos de existência. Fizemos muito pelo Brasil, fizemos muito por todos os estados. Nós somos 27 unidades da Federação, 27 Seccionais. Tudo isso é o sangue, o suor, é a lágrima e é o esforço de todos nós. Por isso que eu me orgulho de ser advogado. Estou muito feliz por estar aqui e compartilhar este momento com vocês, tornando-me o advogado que sempre sonhei ser. Estou muito satisfeito com esta homenagem e quero dizer que a felicidade é um sentimento maravilhoso e um legado que devemos preservar”.
Legado de respeito
O doutor João Domingos Tonello destacou a importância de aprender continuamente com as novas gerações e disse que o jubilamento é especial após muitos anos de trabalho e aprendizado. “Acredito que nunca sabemos tudo, e cada dia é uma oportunidade para aprender mais. Com as novas sistemáticas judiciais, tenho a chance de aprender com a nova geração de advogados, que traz uma visão fresca e inovadora. A integração com os jovens advogados é essencial e enriquecedora. Agradeço a todos pela convivência e pela oportunidade de continuar aprendendo e contribuindo”.
“Embora meu pai esteja acamado e com a saúde debilitada, ele sempre foi um exemplo de incorruptibilidade e ética”, enfatizou a filha do doutor Antônio de Jesus. Ela disse que hoje, mesmo com a memória afetada, o advogado e promotor revive com orgulho a sua profissão nas constantes lembranças.
“É com muito carinho que agradeço este reconhecimento em nome dele. Tenho certeza de que, ao ver este diploma, ele entenderá o quanto essa homenagem é significativa para ele. Muito obrigada".