45. 3224-4896
Publicado em: 27/10/2021

Rosimere Dotti Pacheco, operadora do Direito Sistêmico no CEJUSC Cascavel foi a palestrante da noite

 

O Centro de Convivência dos Advogados de Cascavel recebeu dezenas de profissionais na noite de ontem (26). O público se reuniu para participar do  workshop “Direito Sistêmico - um novo olhar sobre a resolução de conflitos”, que contou com a palestra de Rosimere Dotti Pacheco, consteladora sistêmica e operadora do Direito Sistêmico no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o CEJUSC Cascavel, e com a participação de Fabrício Priotto Mussi, juiz de Direito e coordenador adjunto do CEJUSC e Marisa Kremer, servidora do Tribunal de Justiça do Paraná e coordenadora do CEJUSC, além demais autoridades que compuseram a mesa.

 

O objetivo do encontro, organizado pela OAB Cascavel por meio da Comissão de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos em parceria com a Fronesis Consultoria Educacional, Cursos e Pós-graduação e com apoio do CEJUSC, foi demonstrar como a metodologia das constelações aplicada ao Direito tem sido benéfica. “A aplicação do Direito Sistêmico traz à tona a raiz do problema e encontra o caminho para resolução sem impor às partes uma decisão, favorecendo a conclusão e evitando novos conflitos”, comenta a palestrante Rosimere.

 

Em Cascavel, o Direito Sistêmico, metodologia onde as relações jurídicas são analisadas sob a ótica da teoria das constelações familiares, têm sido aplicado no CEJUSC desde 2019 e, de acordo com quem opera o método, o resultado tem sido muito positivo. “A entrega dos participantes ao método está sendo de 90% e a resolução de litígios cerca de 98%. Isso está acontecendo aqui e em todo o Brasil, fora dele também”, conta Rosimere, ressaltando que as técnicas podem ser aplicadas em qualquer forma de litígio, desde que o juiz ou advogado encaminhe o caso para o CEJUSC.

 

A teoria das constelações familiares foi criada pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger e a proposta é analisar o indivíduo e a forma como age a partir do seu sistema originário: a família. Essa metodologia é aplicada dentro dos centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação. Só a letra da lei em si não traz resolução do conflito, essa dinâmica sistêmica proporciona um conhecimento do cliente e do real motivo de se cometer algum delito ou o que pode o ter colocado naquela situação conflituosa. Com o Direito Sistêmico, o advogado sentirá leveza e tranquilidade para fazer o seu trabalho sem se emaranhar na dinâmica sistêmica do cliente. Nosso trabalho no judiciário faz a pessoa olhar para dentro de si e entender o que a levou para aquele conflito. Quando as pessoas têm esse olhar, sem deixar de arcar com as consequências dos seus atos, elas aceitam de maneira mais leve essas consequências, é uma pacificação”, finaliza Rosimere.

 

Os participantes do workshop ainda acompanharam uma dinâmica com a simulação de uma constelação e puderam interagir fazendo perguntas.

 

Em workshop, advogados aprenderam mais sobre Direito Sistêmico