Publicado em: 03/05/2021

Poucos atos são mais generosos do que doar sangue: a cada bolsa de sangue, até quatro vidas podem ser salvas, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. A coleta é segura, feita com material descartável, estéril e de uso clínico.

Os hemocentros de todo o Brasil estão sentindo o impacto provocado pela Covid-19 nas doações de sangue, que tem reduzido. No inverno, a perspectiva é que o número caia ainda mais, como tem demonstrado os índices de anos passados. É importante ressaltar que mesmo em tempos de pandemia, a coleta é SEGURA e tem sido feita mediante agendamento na maioria dos hemocentros, para evitar aglomeração e garantir a segurança de todos.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. A pessoa com idade entre 16 e 18 anos precisa da autorização dos responsáveis legais. É necessária, em todos os casos, a apresentação de documento pessoal com foto.

No Brasil, até recentemente, homens gays não poderiam doar sangue, por conta da Portaria nº 158 do Ministério da Saúde, de 4 de fevereiro de 2016, e normas da Anvisa que os consideravam “inaptos temporários” (Resolução da Diretoria Colegiada 34/2014). Por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5543, o Supremo Tribunal Federal julgou inconstitucionais os dispositivos que excluíam do rol de habilitados para doação de sangue os “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses antecedentes".

Conforme artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho, o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário por um dia, em cada 12 meses de trabalho, no caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Em Cascavel, as doações podem ser realizadas nos seguintes locais:

- Hemocentro (Hemepar), localizado na Rua Avaetés, 370, bairro Santo Onofre, CEP 85.806-380. Agendamento pelo telefone (45) 3226-4549 ou pelo site https://www.agendamento.pr.gov.br/.../pub.../agendarservico/;

- Banco de Sangue, localizado na Rua Santa Catarina, 1268, Centro, CEP 85.801-040. Agendamento pelo telefone (45) 3225-2120.

Doe sangue, salve vidas! É rápido, gratuito e seguro.

DOAÇÃO DE SANGUE POR PESSOAS LGBTQIA+