45. 3224-4896
Publicado em: 29/07/2021

O desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do TJ-PR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná) assinou nesta quinta-feira (29) a autorização de licitação para a construção do novo Fórum da Comarca de Corbélia, antiga reivindicação da comunidade local.

O investimento totaliza R$ 12,5 milhões e viabilizará a edificação de um prédio de 1.833 metros quadrados de área construída.

A documentação técnica está na fase de finalização e o edital para a licitação da empresa responsável pelas obras será publicado em agosto. Assim que o processo for concluído, o plano de execução do empreendimento será de 13 meses.

O ato contou com a presença do vice-governador Darci Piana; dos secretários estaduais de Administração e Previdência, Marcel Micheletto; de Agricultura, Norberto Ortigara e de Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge, além dos deputados estaduais Gugu Bueno e Márcio Pacheco, bem como o prefeito de Corbélia, Giovani Hnatuw e o presidente da Amop, Leonaldo Paranhos; além de prefeitos, vereadores, magistrados e outras lideranças.

"Essa nova estrutura atenderá todas as necessidades da Comarca e será um empreendimento inovador, que prevê a redução de resíduos, a sustentabilidade construtiva e que será um importante indutor do desenvolvimento econômico e social desta região", destacou o desembargador.

Segundo o presidente do TJ-PR, a importância da OAB e da advocacia nesta conquista foi decisiva. "Tivemos alguns problemas no decorrer da trajetória, como doação do terreno, questões relacionadas à engenharia, mas a família forense, especialmente os advogados, lutaram bravamente pela viabilização desta conquista", disse.

Segundo José Laurindo, passada a fase da construção da obra, a etapa posterior será a da busca por recursos humanos e destinação de mais magistrados. "Neste aspecto, estamos incentivando um novo modelo de Justiça, que passa por uma grande ruptura em seu modelo tradicional nestes tempos de pandemia. Essa mudança exige soluções pré-processuais, circunstância que passa, necessariamente, pela participação dos advogados", destacou o desembargador. 

Para o advogado Jurandir Parzianello, presidente da OAB-Cascavel, a conquista é histórica e merece ser comemorada. "Desde que assumimos a diretoria da OAB, em 2019, temos lutado incessantemente para melhorar a situação dos colegas que atuam nesta Comarca. Participamos de diversas reuniões, com a diretoria anterior do TJ e com a atual, e com o Departamento de Engenharia, sempre mostrando a situação precária da estrutura atual. Hoje, de forma honrosa, avançamos substancialmente para um futuro mais promissor", comentou.

CORBÉLIA - PRESIDENTE DO TJ ENALTECE A LUTA DA OAB PELA CONQUISTA DO NOVO FÓRUM