45. 3224-4896
Publicado em: 10/09/2021

Campanha “Absorvendo Afeto” visa arrecadar absorventes e outros itens de higiene pessoal. Doações serão entregues às mulheres em situação de vulnerabilidade social

 

Você já ouviu falar no termo "pobreza menstrual"? Diz respeito a falta de recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte das meninas e mulheres envolvendo a própria menstruação. Milhões de brasileiras vivem nessas condições, sem acesso aos itens básicos de higiene. Essa situação gera problemas em cadeia: além de agravar questões de saúde, também afeta a educação de meninas que, por vezes, precisam abandonar a escola por falta de apoio e cuidado no período menstrual.


Um relatório elaborado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), apontou que atualmente, no Brasil, aproximadamente 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seus domicílios e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas instituições escolares. Entre elas, 200 mil estão totalmente privadas de condições de higiene em período menstrual nas escolas, lidando com falta de absorventes e sabonetes.

 
O assunto tem ganhado um pouco mais de debate no poder legislativo, com propostas que visam a distribuição gratuita de absorventes por meio dos postos de saúde. Mas enquanto projetos como esse não são aprovados, há urgência na mobilização da sociedade para ajudar quem enfrenta a pobreza menstrual.
Pensando nisso, a Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Cascavel está promovendo a campanha “Absorvendo Afeto”. “O objetivo é arrecadar absorventes e outros itens de higiene pessoal como sabonetes e shampoo. As doações serão destinadas às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A entrega pode ser feita na sede da subseção, que fica na Rua Assunção, 668, bairro Alto Alegre. A ideia é ampliar os pontos de coleta em breve. Esta campanha é de extrema importância para as mulheres que não têm condições de comprar absorventes cotidianamente”, ressalta a advogada Neide Simões Pipa André, presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Cascavel.

 

Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Cascavel promove campanha para ajudar mulheres que enfrentam a pobreza menstrual