Publicado em: 18/03/2022
A advogada cascavelense Larissa Boldrini é a primeira mulher a presidir uma Turma da Câmara de Disciplina da OAB Paraná. A Câmara é o órgão que julga os recursos dos processos que vêm do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) das Subseções da Ordem.
Larissa explica que, inicialmente, a Câmara de Disciplina era apenas uma turma, depois foi dividida em duas turmas e hoje são três, até então sempre presididas por homens. "Compete-nos julgar, em grau de recurso, as decisões proferidas pelos Órgãos do Tribunal de Ética e Disciplina, assim como as decisões de indeferimento e ou arquivamento liminar de representações disciplinares, dando conhecimento de suas decisões à Subseção da qual o advogado envolvido esteja vinculado, à autoridade que tenha noticiado o fato e, se for o caso, ao Conselho Federal da OAB para anotação no Sistema Nacional de Sanções Disciplinares", observa ela.
"Para mim é um honra ser a primeira mulher a presidir uma Turma da Câmara de Disciplina, tanto pela confiança e responsabilidade a mim depositadas pela Diretoria da OAB/PR, como pela possibilidade de abrir o caminho para que novas mulheres assumam esses cargos com naturalidade e não como exceção", diz.
"Como representante da Subsecção de Cascavel no Conselho Estadual, vejo como merecido prestígio à nossa Subseção essa nomeação, pois hoje representamos mais de três mil advogados e advogadas que em sua maioria, inclusive, são mulheres", destaca.
"A OAB Paraná vem realizando diversas ações afirmativas nesse sentido, tornando nossa entidade verdadeiramente paritária e equânime. Prova maior disso foi a eleição da nossa presidente, a doutora Marilena Indira Winter, primeira mulher eleita para presidir a Seccional depois de 90 anos de liderança, predominantemente, masculina dentro da OAB/PR".
