Publicado em: 18/06/2024
Evento representa avanço na descentralização jurídica e fortalece a mediação também no interior
A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Cascavel) se prepara para sediar a II Edição do Congresso Paranaense de Mediação, em maio de 2025. Esta será a primeira vez que uma subseção do interior do Paraná recebe um evento de tal magnitude, marcando um avanço significativo na descentralização de grandes eventos jurídicos de Curitiba para outras regiões do Estado.
"Esta conquista é um reflexo do nosso compromisso em fortalecer a mediação como um instrumento eficaz na resolução de conflitos", comenta Mary Andrea Alves Jurumenha, presidente da Comissão de Métodos Adequados para Resolução de Conflitos da Subseção Cascavel.
Durante a primeira edição do congresso, realizada em maio deste ano, surgiu a ideia de trazer o evento para o interior, sendo prontamente apoiada pelo presidente Alex Gallio. "Conduzimos um processo administrativo para garantir a realização deste evento no interior, beneficiando não apenas os profissionais locais, mas também ampliando o acesso à formação de qualidade em mediação", detalha.
Foco na mediação
A segunda edição do congresso é organizada pela Comissão de Mediação da OAB-PR com o apoio da Subseção Cascavel, em parceria com núcleos de escritórios de advocacia e instituições de ensino superior da região. Centrado na mediação, o evento busca capacitar advogados, juízes, promotores, acadêmicos de Direito, professores e gestores de escritório de advocacia na eficaz utilização da mediação como ferramenta consensual para a resolução de conflitos.
"A escolha das datas de 5 e 6 de maio não foi aleatória. Esses dias coincidem com o Dia do Mediador e do Conciliador Judicial no Paraná, uma data simbólica que reforça a importância da mediação na administração da justiça", destaca Jurumenha. Além de celebrar esta data significativa, o congresso será uma oportunidade ímpar para promover a mediação como um meio eficaz de pacificação social.
O evento promete oferecer um ambiente propício para o debate e aprendizado sobre os avanços e desafios da mediação no contexto atual. "Embora o local e os palestrantes ainda estejam sendo definidos para enriquecer o programa, a antecipação da divulgação já serve como um convite para que os interessados reservem a data e participem conoscol", finaliza Mary.