45. 3224-4896
Publicado em: 01/09/2025

Debate será realizado na OAB Cascavel, com a participação de 14 cidades; inscrições gratuitas estão abertas

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) sedia, no dia 12 de setembro, a I Conferência Regional de Direitos Humanos. A iniciativa - organizada pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB Cascavel, com apoio técnico da Secretaria Especializada de Cidadania, de Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas (SESD) -, reunirá representantes de Cascavel e mais 13 municípios da região. O evento começa às 8h, com programação até as 17h30.

Norteado pelo tema “Construindo Políticas Públicas para Garantia e Promoção de Direitos Humanos: consolidar a Democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”, o evento contará com aula magna conduzida pelos advogados Roberto Tardelli - procurador de Justiça aposentado do Ministério Público de São Paulo - e Aline de Carvalho Giacon, ambos criminalistas com reconhecida trajetória na defesa dos Direitos Humanos.

A conferência marca um momento histórico. Isso porque, esta é a primeira vez que Cascavel e região participam da mobilização nacional. Desde 2016 não é realizada a Conferência Nacional dos Direitos Humanos e, no âmbito regional, em Cascavel, essa será a primeira. De acordo com a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Márcia Mateus, o objetivo é debater diretrizes para políticas públicas e fortalecer a rede de proteção e promoção de direitos, aproximando sociedade civil e poder público. “Um debate fundamental e atual", pontua.

Luta coletiva

A conferência é aberta à participação da comunidade, reunindo autoridades, representantes do judiciário, gestores públicos, conselhos de direitos, entidades da sociedade civil, acadêmicos e profissionais da área. A regionalização inclui os municípios de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Ibema, Iguatu, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste e Três Barras do Paraná, além de Cascavel.

Eixos norteadores

Os debates serão organizados em grupos de trabalho a partir dos seis eixos definidos pela Conferência Nacional. Ao longo do dia, serão construídas propostas que tratam do enfrentamento às violações e retrocessos, da democracia e participação popular, da igualdade e justiça social, da justiça climática e do meio ambiente em relação aos direitos humanos, da proteção dos direitos humanos no contexto internacional e do fortalecimento da institucionalidade dos direitos. Todas as propostas elaboradas nos grupos serão apresentadas e deliberadas na plenária final.

A etapa local também terá a missão de eleger os delegados que representarão a região na 12ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos, programada para os dias 16 e 17 de outubro, em Curitiba, e na 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, marcada para 10 a 12 de dezembro, em Brasília.

SERVIÇO

Evento: I Conferência Regional de Direitos Humanos

Quando: 12 de setembro de 2025

Horário: Das 8h às 17h30

Local: OAB Cascavel - Av. Assunção, 668 - Bairro Alto Alegre

Inscrições: Gratuita, pelo formulário link: https://forms.gle/qc5HMfdab42MnSZW9.

Cascavel sedia a I Conferência Regional de Direitos Humanos