Publicado em: 27/04/2020
Centenas de advogados, advogadas e familiares estatutários participam nesta segunda (27), no Centro de Convivência CAA/OAB Cascavel, da Campanha de Vacinação contra a Gripe, realizada pela CAA (Caixa de Assistência dos Advogados), em parceria com a OAB-Cascavel e OAB-Paraná.
Pelo sistema drive thru e com todas as medidas restritivas, de higienização e de distanciamento necessárias e preconizadas pelas autoridades de saúde, aqueles que fizeram a inscrição e agendamento prévios receberam doses da vacina contra os vírus H1N1, H3N2 e duas cepas Influenza B.
A campanha, tradicional de abril, teve uma série de percalços diante da pandemia do coronavírus. O principal deles foi a limitação na aquisição das doses, diante do aumento da procura e também pela dificuldade de logística.
O Paraná foi a primeira seccional do País da OAB a garantir as doses, enquanto vários outros estados ainda não conseguiram. Cascavel, com mais de 800 doses, conseguiu mais doses do que muitos estados em sua totalidade, sinal do planejamento preciso e da percepção clara dos dirigentes da instituição, que anteciparam a contratualização do serviço.
O lançamento da campanha foi realizado às 9h e contou com as presenças dos advogados Jurandir Parzianello (presidente da Subseção), Suzana Perboni (diretora da CAA-PR), Luciany Tolentino Smarczewski (delegada da CAA-Cascavel) e Silvia Regina Mascarello Massaro (tesoureira da OAB-Cascavel).
Em virtude da pandemia, a escolha do sistema drive trhu foi a mais assertiva, conforme o presidente da OAB-Cascavel. O sistema é seguro, a família permanece dentro do carro, sem contato físico exterior, e cada advogado (a) recebe uma máscara personalizada. “Vamos aprimorar o mecanismo ainda mais para o ano que vem”, destaca Jurandir Parzianello.
“A avaliação é ótima. Perfeita a organização. A vacina não previne contra o corona, mas melhora a imunidade”, diz a advogada Suzana Perboni, diretora da CAA-PR. Segundo ela, a Caixa tentou ampliar o número de doses, mas o mercado não conseguiu entregar. “O mundo enfrenta um problema sem precedências”. Segundo ela, os advogados devem visitar o site da Caixa, o www.caapr.org.br, e procurar as oportunidades disponíveis.
DEPOIMENTOS
"Tomando essa vacina, estamos protegidos das gripes, como H1N1 e outras. Assim, fica mais fácil constatar os sintomas de algo mais grave que eventualmente ocorra, como o coronavírus, e não haverá uma confusão de sintomas. No futuro, caso tenhamos uma febre, coriza ou algo assim, saberemos que não é uma gripe, pois já nos precavemos anteriormente".
Edson Luis Massaro
OAB PR 20.633
“Destinar recursos para subsidiar o combate a uma mazela que aflige a população, como o H1N1 e outros tipos de gripe, a um custo acessível aos advogados, é digno de reconhecimento e cumpre uma das funções da Ordem. Embora ainda não tenhamos estudos mostrando a eficácia de vacinas contra a covid-19, todo reforço imunológico é válido”.
Marcelo Augusto Marcon
OAB PR 42.145
“Quando protegemos a saúde de todos, agimos preventivamente, de forma saudável e responsável. Em um momento tão difícil de conseguir a vacina, a Caixa de Assistência dos Advogados e a OAB conseguiram manter esse valor para os associados, o que, acredito, seja um auxílio muito importante”.
Lucas Velasco
OAB PR 52.533
“Precisamos nos proteger de todas as formas. Quanto melhor a nossa saúde, e não levar doenças para as nossas casas, principalmente agora com a mudança do clima, é muito importante. Ao agirmos dessa forma, evitamos que o sistema de saúde fique ainda mais lotado, com um problema a mais para cuidar”.
Dayana Schihotski
OAB PR 62.506
“A vacina é importante, sempre. Como os especialistas dizem, quando vacinamos, descartamos eventuais suspeitas de covid-19. Qualquer suspeita de gripe, saberemos que não será por conta da Influenza, por exemplo. É uma campanha muito importante, principalmente neste momento de pandemia”.
Dener Pereira da Silva
OAB PR 90.652
"Não estou vindo aqui hoje especialmente por causa da pandemia. Vacino contra a gripe todos os anos, por hábito de prevenção. Acho essa ação bem positiva, porque, ao vacionar, as pessoas acabam sabendo discernir sintomas de gripe e de coronavírus".
Abel Pickler Sgarioni
Esposo da advogada Clarissa Sgarioni
