45. 3224-4896
Publicado em: 12/11/2021

Curso “Como advogar no Direito Previdenciário após a Reforma da Previdência” foi conduzido pela mestre e doutoranda na área, a advogada Juliana Ribeiro

 

 

Começou na última terça-feira (09) e terminou hoje (11) o curso “Como advogar no Direito Previdenciário após a Reforma da Previdência”, um aperfeiçoamento promovido pela Comissão de Direito Previdenciário da OAB Cascavel. O objetivo foi proporcionar aos profissionais que lidam com essa área uma oportunidade de capacitação com uma especialista, a advogada Juliana Ribeiro, mestre e doutoranda em Direito Previdenciário, que escolheu Cascavel para dar o primeiro curso presencial dela depois da flexibilização das medidas restritivas ligadas à pandemia.

 

“Em conversa com os advogados, o nome dela apareceu em primeiríssimo lugar para essa nossa necessidade. Ela trouxe um curso completíssimo, com muito conhecimento técnico e prático, contemplando desde os advogados iniciantes, falando sobre atendimento e gestão até os advogados mais experientes, falando sobre as revisões e recursos previdenciários. Assim a OAB Cascavel segue mantendo o compromisso com a qualificação da classe”, comenta o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Ronaldo Pedroso.

 

Na primeira noite de curso, a especialista deu aos participantes um parâmetro prático de como está a advocacia previdenciária em seus principais campos depois da Reforma da Previdência e já iniciou o conteúdo sobre benefícios programados. Na segunda noite, os assuntos foram: benefícios por incapacidade, LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) e pensão, temas explicados a partir de conflitos práticos. E a noite de encerramento foi voltada para revisões e planejamento.

 

“As alterações ocorreram principalmente nas aposentadorias que hoje são denominadas programadas, incluindo idade mínima para que os segurados possuam acesso a ela. A pensão por morte e o auxílio por incapacidade permanente foram os mais prejudicados em termos financeiros. Talvez para o governo, a Reforma trouxe facilidades pois é uma grande economia, mas para os segurados foi uma barreira de acesso aos benefícios mais importantes da atualidade”, comenta dra. Juliana. “Aos advogados que desejam atuar nessa área, recomendo estudar muito e conhecer as principais teses que levam às atuais questões previdenciárias do cotidiano. Uma pós-graduação é sempre uma ótima opção se voltada à prática, assim o profissional terá uma visão geral da Reforma, mas aconselho os cursos livres se o objetivo é estudar algo pontualmente”, sugere a especialista.

 

Depois de três noites de aprimoramento, os alunos saíram satisfeitos e motivados. “O curso foi bastante dinâmico, com assuntos e teses atuais e ainda assim a professora deu uma atenção aos iniciantes na área, passando conceitos básicos com uma didática maravilhosa! Recomendo e espero ansiosa a oportunidade de fazer outros cursos complementares!”, elogiou a advogada Luciana Pereira Bavaresco. 

Advogados concluíram capacitação de três dias com especialista em Direito Previdenciário