45. 3224-4896
Publicado em: 05/08/2021

O novo parlatório da 15ª SDP (Subdivisão Policial), espaço que gera mais segurança, dignidade e privacidade na relação entre advogados e detentos, foi inaugurado nesta sexta-feira (30), em Cascavel.

A estrutura é composta por três cabines individuais, segmentadas por paredes de concreto, onde o advogado e o cliente permanecem frente a frente, separados por uma parede de vidro, e se comunicam através de um interfone, com toda a segurança e privacidade necessárias. O parlatório possui ainda cadeiras estofadas, computador com impressora, bebedouro e aparelho de ar-condicionado. 

A solenidade de entrega da obra contou com as presenças do presidente da OAB-PR, Cássio Lisandro Telles, do presidente da OAB-Cascavel, Jurandir Parzianello; do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Fabiano Barakat; o diretor tesoureiro, Henrique Gaede; de conselheiros Seccionais e da Subseção, presidentes de comissões (entre eles Julio Morbach, da Comissão de Advocacia Criminal e Alessandro Rosseto, da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais), membros da diretoria e demais colegas.

E ainda: Thiago Correia, coordenador regional do Depen (Departamento Penitenciário do Estado), Henrique Dondoni, diretor da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel) e Givanildo de Jesus, chefe de Cadeia Pública de Cascavel.

De acordo com Parzianello, o Parlatório gera dignidade, respeito e valorização da advocacia, bem como dos agentes públicos envolvidos no sistema prisional. "O parlatório atendeu uma antiga necessidade do sistema, e que promove a valorização da advocacia. Antes, os profissionais atendiam os presos em espaços inadequados".

"Só conseguimos desenvolver esse trabalho por causa da parceria e da facilidade de conexão com a OAB. Tudo o que o Depen precisa, o dr. Jurandir está sempre apto e disposto em ajudar, que nos cobra atendimento da advocacia", destacou Dondoni.

"A OAB continua lutando para desativar o cadeião, que todos sabem, é um espaço inadequado. Mas, enquanto isso não se efetiva, não podíamos continuar na situação que nos encontrávamos", afirmou Alessandro Rosseto. "Em outras gestões do Depen, já fizemos salas para atendimento de presos. Porém, não prosperaram. Estávamos colocando, inclusive, a saúde de advogados em risco", disse Julio Morbach.

"A solução dos problemas carcerários e de outras naturezas passam, necessariamente, pela cooperação social, e ela só se dá por meio de parcerias. Com união e conjugação de esforços, é possível a superação das dificuldades", destacou o presidente da OAB-PR, Cássio Lisandro Telles. 

Ao fim, os detentos que realizaram a obra receberam certificados de parceiros da advocacia, intitulado "Amigos da OAB": o mestre de obras, Roberto Forquim, inclusive, recebeu, graças ao trabalho realizado de ressocialização, o Alvará de Soltura, após cumprimento de 10 anos de pena.

15ª SDP - NOVO PARLATÓRIO GARANTE DIGNIDADE NO ATENDIMENTO DO ADVOGADO E DETENTOS