45. 3224-4896

Comissão das Crianças


A OAB em Cascavel implantou a Comissão das Crianças, que visa defender e dar visibilidade a pautas relacionadas à proteção dos direitos desse público-alvo. A Comissão abre portas para um maior envolvimento dos advogados em assuntos que envolvem a preservação de uma infância segura. Podem participar dependentes de advogados com até 12 anos. A participação da criança automaticamente gera a inscrição do responsável como membro da Comissão.


Toledo


Uma comitiva de advogados de Cascavel participou da solenidade de posse da presidente da OAB Toledo, Anemere Dulaba. A comitiva cascavelense foi composta pelo presidente Alex Gallio; pela conselheira da Seccional, Larissa Boldrini; pelo tesoureiro Charles Lustosa; pela delegada da Caixa de Assistência dos Advogados, Silvia Regina Mascarello Massaro; pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dayana Schihotski e pela advogada Andressa Gallio.


Assis Chateaubriand


As advogadas Sílvia Regina Mascarello Massaro, delegada da Caixa de Assistência dos Advogados de Cascavel, e Dayana Schihotski, presidente da Comissão da Mulher Advogada de Cascavel, participaram da solenidade de posse da diretoria da OAB de Assis Chateaubriand, presidida pelo advogado Roque Barbosa de Oliveira. A presidente da OAB PR, Marilena Winter, esteve presente ao evento.


Palotina


As advogadas Silvia Regina Mascarello Massaro e Dayana Schihotski representaram a OAB Cascavel na solenidade de posse da nova diretoria da OAB Palotina para o triênio 2022-2014. O advogado Evandro Mauro Vieira de Moraes foi reconduzido à presidência. A nova diretoria da Subseção é composta também pelos advogados Scheila Bau Gabriel (vice-presidente); Jardel Rangel Paludo Bento (secretário geral); Marcos Vinicius Barbosa (secretário geral adjunto); Gabriella Sgarioni de Faria (tesoureira); Vera Lúcia de Souza Duim (delegada da CAA Palotina) e Cleverton Cremonese de Souza (diretor tesoureiro da CAA Estadual).


Guaíra


Uma comitiva de advogados de Cascavel participou da solenidade oficial de posse da nova diretoria da Subseção de Guaíra. A advogada Lisiane de Campos estará à frente dos trabalhos no próximo triênio, ao lado da vice-presidente Renata Moreira de Jesus, do secretário-geral Enio Antônio Orlando Júnior, e do diretor tesoureiro Lourenço Cesca. 


Corbélia


A Comissão de Prerrogativas se fez representar em visita de advogados ao município de Corbélia, para a discussão de temas relevantes à Comarca local. Participaram representantes da Polícia Civil e do Deppen. Entre os temas discutidos, a necessidade de melhoria no atendimento a advogados e a garantia ao cumprimento das prerrogativas profissionais. 


Direito Sistêmico


A Comissão de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos promoveu um workshop sobre Direito Sistêmico e também realizou o lançamento do livro Métodos Autocompositivos Justiça Restaurativa. O evento, que contou com a participação de advogados e estudantes, aconteceu na sede da Ordem.


Drogas


O advogado Alessandro Rosseto, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), comandou a 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento foi realizado na sede da Amop, em Cascavel, com a presença do presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, advogado Luiz Carlos Hauer.


Crape


A advogada Marilda Miguel dos Santos, presidente da Comissão de Acessibilidade da OAB Cascavel, utilizou a Tribuna da Câmara de Vereadores para enfatizar a importância da continuidade dos serviços do Crape (Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado).


Pós-graduação


A Univel e o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) oferecem o Mestrado em Direito, com área de concentração voltada aí Direito, Inovação e Regulações. As linhas de pesquisa são 1) Compliance e Instituições e 2) Direito e Inovações Tecnológicas. Mais informações você encontra no site www.univel.br/mestrado


Proex


Integrantes da Diretoria participam do Colégio de Tesoureiros e Secretários, realizado na Subseção de Toledo. O tesoureiro da Seccional, Luiz Fernando Casagrande Pereira e a secretária geral adjunta, Roberta Santiago Sarmento, explanaram sobre os números financeiros da entidade e explicaram sobre como funcionará o Proex, fundo criado para fomentar projetos que beneficiem a advocacia através de ideias inovadoras e sustentáveis.


Advogadas em destaque


As advogadas Eneida Fettback, Carla Kelli Schonz de Lima, Camila Ricci e Suzana Perboni, de Cascavel, assumiram cadeiras no Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Paraná. O TED da OAB Paraná é reconhecido como o tribunal que mais julga e entrega processos no sistema OAB Nacional. 


Violência contra idosos


Integrantes da Comissão de Direito do Idoso da OAB Cascavel mantiveram audiência com a promotora de Justiça Andréia Frias, para discutir a escalada de violência contra o público da terceira idade. A intenção foi alinhar ações de combate à violência do idoso, entre outras ações, bem como entender quais são as principais demandas desse público-alvo. 


Visita à Penitenciária 


Os advogados Julio Morbach e Alyne Gaspar, presidentes das Comissões de Direito Criminal e de Direitos Humanos, visitaram a Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho, antiga PEC. Também estiveram presentes os advogados Joelan Debastiani e Suelane Gundim. O grupo reuniu informações que agora contemplam um relatório, que tem relação com denúncias recebidas sobre tratamento dos custodiados. 


Dia das Mães


Um jantar comemorativo ao Dia das Mães reuniu mais de 70 pessoas no Centro de Convivência dos Advogados em Cascavel. Organizado pelas Comissões da Mulher Advogada, Direito de Família e de Eventos, o encontro contou com palestra da policial Sheila Melo, de Foz do Iguaçu.


Palestras e café


A OAB Cascavel promoveu um café especial com a realização de uma palestra que foi assistida por diversos universitários, do Centro Universitário Univel, do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz e por demais advogados da Ordem. O presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, foi responsável por conduzir a sessão e explicar, para os advogados presentes e estudantes, a importância da participação voluntária na Ordem. 


Proex 


Advogados que fazem parte do Colégio de Presidentes de Subseções da OAB PR deliberaram sobre uma série de temas relevantes durante reunião virtual. Foi aprovada a formação e estabelecidos critérios para uso de fundo de financiamento de projetos das Subseções da OAB Paraná, com o objetivo de fomentar a excelência na advocacia. O Proex (Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense) é um fundo formado por recursos oriundos da economia gerada pelo redimensionamento do quadro de pessoal.


Tá frio, né?


Quando sair de casa, coloque no carro um casaco extra, aquele velhinho que você não usa mais. Se possível, coloque um cobertor que não seja mais usado também. No caminho, quem sabe você encontra alguém precisando? Às vezes não podemos fazer muito, mas o pouco que podemos fazer já aquece uma pessoa. E o melhor: aquece o nosso coração. Bora fazer isso? Ação simples, porém muito útil nesse momento.


Diversidade sexual


A Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Cascavel atua fortemente no combate ao preconceito, à homofobia, à transfobia, e à discriminação contra a população LGBTQIA+. O presidente da Comissão, Arildo Avanzo, informa que, além de realizar trabalhos voltados à promoção humana e à conscientização da sociedade sobre os direitos LGBTQIA+, a OAB atua juntamente com organizações não-governamentais em favor dessa população mais vulnerável.


Junho Vermelho


A Comissão de Direito à Saúde da OAB Cascavel, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, realiza dia 9 de junho o evento Junho Vermelho, em alusão à necessidade de doação de sangue. O evento, presencial, contará com a presença de duas especialistas no assunto: as médicas Sara Renata Rigo e Carmem Fiori.


Indenização securitária


Representantes da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) foram recebidos por integrantes da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio da OAB Cascavel, na Sede da Subseção. Na pauta, discussão sobre a realização de evento que discutirá, no dia 9 de junho próximo, a indenização securitária diante da frustração da safra. O evento foi prestigiado pelos presidentes da OAB, Alex Galllio, e da Areac, Cesar Veronese.


Presidente do TED


A advogada Adriana D'Ávila Oliveira, presidente do TED (Tribunal de Ética e Disciplina) da OAB PR, esteve em Cascavel, onde foi recebida pelo colega Alex Gallio, presidente da Subseção. O TED é a instância que julga atos infracionais atribuídos a advogados e advogadas. Na pauta da reunião, temas relacionados ao Sistema OAB, relacionamento institucional, demandas da advocacia e outros assuntos.


Compliance 


A Comissão de Compliance da OAB Cascavel tem metas ousadas para 2022. A principal é manter-se firme na filosofia de trabalho que estabelece rígidos controles éticos sobre as ações desenvolvidas pela instituição. "A OAB é uma atividade que envolve riscos. Por isso, é importante a existência de um programa de integridade", destaca o advogado Higor Fagundes, presidente da Comissão.


Láureas


Advogados que exerceram funções de conselheiros e líderes de comissões na gestão anterior receberam láureas de homenagem pelos relevantes serviços prestados à Subseção da OAB, em evento realizado no Centro de Convivência dos Advogados. A sessão solene contou com as presenças do presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, dos ex-presidentes Jurandir Parzianello e Maurício Vieira. 


BBB


As Comissões da Advocacia Iniciante, dos Esportes e de Eventos da OAB Cascavel realizaram, com apoio da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) o BBB do Advogado - Boteco, Bilhar e Baralho, nas dependências do Centro de Convivência dos Advogados de Cascavel. O encontro foi marcado pelas competições de truco e sinuca, além de um show ao vivo.