45. 3224-4896

Toledo

Uma comitiva de advogados de Cascavel participou da solenidade de posse da presidente da OAB Toledo, Anemere Dulaba. A comitiva cascavelense foi composta pelo presidente Alex Gallio; pela conselheira da Seccional, Larissa Boldrini; pelo tesoureiro Charles Lustosa; pela delegada da Caixa de Assistência dos Advogados, Silvia Regina Mascarello Massaro; pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dayana Schihotski e pela advogada Andressa Gallio.

 

Comissão das Crianças

A OAB em Cascavel implantou a Comissão das Crianças, que visa defender e dar visibilidade a pautas relacionadas à proteção dos direitos desse público-alvo. A Comissão abre portas para um maior envolvimento dos advogados em assuntos que envolvem a preservação de uma infância segura. Podem participar dependentes de advogados com até 12 anos. A participação da criança automaticamente gera a inscrição do responsável como membro da Comissão.

 

Direito Sistêmico

A Comissão de Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos promoveu um workshop sobre Direito Sistêmico e também realizou o lançamento do livro Métodos Autocompositivos Justiça Restaurativa. O evento, que contou com a participação de advogados e estudantes, aconteceu na sede da Ordem.

 

Corbélia

A Comissão de Prerrogativas se fez representar em visita de advogados ao município de Corbélia, para a discussão de temas relevantes à Comarca local. Participaram representantes da Polícia Civil e do Deppen. Entre os temas discutidos, a necessidade de melhoria no atendimento a advogados e a garantia ao cumprimento das prerrogativas profissionais.

 

Drogas

O advogado Alessandro Rossetto, presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas e presidente do Comad (Conselho Municipal Antidrogas), comandou a 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento foi realizado na sede da Amop, em Cascavel, com a presença do presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, advogado Luiz Carlos Hauer.

 

Crape

A advogada Marilda Miguel dos Santos, presidente da Comissão de Acessibilidade da OAB Cascavel, utilizou a Tribuna da Câmara de Vereadores para enfatizar a importância da continuidade dos serviços do Crape (Centro Regional de Apoio Pedagógico Especializado).

 

Pós-graduação

A Univel e o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) oferecem o Mestrado em Direito, com área de concentração voltada aí Direito, Inovação e Regulações. As linhas de pesquisa são 1) Compliance e Instituições e 2) Direito e Inovações Tecnológicas. Mais informações você encontra no site www.univel.br/mestrado

 

Proex

Integrantes da Diretoria participam do Colégio de Tesoureiros e Secretários, realizado na Subseção de Toledo. O tesoureiro da Seccional, Luiz Fernando Casagrande Pereira e a secretária geral adjunta, Roberta Santiago Sarmento, explanaram sobre os números financeiros da entidade e explicaram sobre como funcionará o Proex, fundo criado para fomentar projetos que beneficiem a advocacia através de ideias inovadoras e sustentáveis.

 

Prisão em Flagrante

A Comissão de Advocacia Iniciante promoveu um workshop sobre prisão em flagrante ministrado pelo advogado Luciano Katarinhuk e pela delegada da Polícia Civil Anna Turbay. O objetivo foi repassar para advogados iniciantes e estudantes de Direito dicas e experiências práticas de como lidar, da melhor maneira possível, com clientes presos em flagrante.

 

Estatuto da Advocacia

Foi sancionada a Lei 14.365, que altera o Estatuto da Advocacia, o Código de Processo Civil e o Código de Processo penal para reforçar as prerrogativas da advocacia, honorários advocatícios, limites de impedimento de atuação. A conversão do PL em lei era muito aguardada pela categoria, mas um de seus principais pontos, o que estabelecia critérios para busca e apreensão em escritórios, foi vetado pelo presidente.

 

Execução Penal

Foi criada pela OAB Cascavel a Comissão de Execução Penal, presidida pelo advogado Ismael Kalil, tendo como vice-presidente a advogada Suelane Gundim. A Comissão vai tratar de questões rotineiras envolvendo as Varas de Execução Penal, Deppen e outros temas. Em determinados momentos, a Comissão funcionará de maneira multissetorial, com a participação conjunta de outras Comissões, como Direito Penal, Prerrogativas, Direitos Humanos e outras. O objetivo é descentralizar as demandas que rotineiramente chegam aos escritórios de advocacia. Para ser membro, é necessário participar das reuniões periódicas e passar pelo planejamento estratégico, que será realizado nos próximos dias.

 

Direito Tributário

Três temas de interesse da advocacia cascavelense foram tratados durante reunião da Comissão de Direito Tributário e o vereador Sidnei Mazzutti. O primeiro foi o ISS fixo para os advogados. O segundo é o Conselho de Contribuintes. O terceiro é o acúmulo de processos na Vara da Fazenda Pública. A reunião contou com as presenças dos advogados Everton Feitosa de Lima, presidente da Comissão e Otávio Toretta (membro).

 

Transação imobiliária

A OAB Cascavel realizou, em parceria com o Sinduscon Paraná Oeste, um meetup nas dependências do Acic Labs sobre a transação imobiliária na era da web. A conversa foi liderada pelo Jonathan Doering Darcie, co-fundador da netspaces, empresa que criou a primeira propriedade digital no Brasil.

 

Sangue e medula óssea

A Comissão de Direito à Saúde promoveu palestra sobre os mitos e curiosidades relacionados à doação de sangue e medula óssea. A palestra faz parte de um conjunto de ações relacionadas ao Junho Vermelho, mês de conscientização mundial para a doação de sangue.

 

Sistema prisional

Representantes das Comissões de Execução Penal e de Direitos Humanos reuniram-se com integrantes do Deppen, para identificar e estabelecer metas e tarefas para atuar em prol de um cumprimento de pena mais digna e respeitosa aos ditames legais, além de estabelecer protocolos para fiscalizar e contribuir com o sistema prisional de forma conjunta.

 

Outro tema

Outro tema discutido foi o atendimento aos advogados e familiares dos custodiados, bem como as instalações físicas do sistema e o cumprimento da pena de forma humanizada e condizente com os ditames legais. Participaram da reunião, entre outras lideranças e advogados, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, Alyne Sabadin Gaspar; o presidente da Comissão de Execução Penal, Ismael Kalil; a vice-presidente da Comissão de Execução Penal, Suelane Gundin, e o coordenador regional do Deppen, Thiago Correia.

 

TED

A OAB Cascavel sediou a primeira sessão da nova gestão do TED (Tribunal de Ética e Disciplina), do mandato iniciado no início deste mês e que prossegue até junho de 2025. Prestigiada pelo presidente da Subseção, Alex Gallio, a sessão foi comandada pelo presidente do TED, Almir Machado de Oliveira. Realizada de forma híbrida, a sessão resultou no julgamento de seis processos.

 

Solenidade de posse

Está agendada para o dia 7 de julho, no Auditório da Acic, a partir das 20h, a solenidade de posse da nova diretoria da OAB Cascavel, comandada pelo advogado Alex Gallio. Também serão empossados os demais membros da Diretoria e conselheiros da Subseção. O evento contará com a presença de autoridades, entre elas a advogada Marilena Winter, presidente da OAB PR.

 

Compliance

A Comissão de Compliance/LGPD da OAB atua visando promover e conscientizar a cultura do compliance. A Comissão está de portas abertas para novos membros, conectados à proposta de conscientização e promoção de ações que agreguem positivamente à cultura do compliance. A próxima reunião ocorrerá dia 5 de julho, às 18h30.

 

Plenária do Codesc

O advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel, participou, na sede do Sindicato Rural de Cascavel, da Plenária do Codesc (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cascavel). A reunião discutiu, entre outros assuntos, o lançamento do 2° Tendências Codesc, Desafios do Macrozoneamento para Cascavel 2050 - evento programado para ser realizado nos dias 16 e 17 de setembro, em Cascavel. O Codesc é presidido pelo empresário Alci Rotta Júnior.

 

Meu INSS

A Comissão de Direito Previdenciário comunica a todos os Advogados que a Agência do INSS de Cascavel passará a realizar serviço de acerto para emissão de senha do Meu INSS via email do acordo (acordooab.gexcas@inss.gov.br), quando da solicitação de senhas iniciais.

 

Documentos

Os Advogados deverão informar no campo assunto "Serviço de acerto para emissão de senha do Meu INSS”, devendo ser acompanhado dos documentos necessários para a solicitação, sendo estes Procuração, RG, CPF e comprovante de residência  do cliente e cópia da OAB do procurador, ambos coloridos.

 

Jogos dos Advogados

Entre os dias 16 e 19 de junho, aconteceram os Jogos da Advocacia do Paraná (JAPs), na cidade de Guarapuava.  A OAB Cascavel marcou presença e fez bonito na competição. O evento, organizado pela OAB Paraná, Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) e pela OAB Guarapuava, teve as seguintes modalidades disputadas: beach tennis, corrida mista, futebol masculino, futsal feminino, futevôlei, vôlei feminino, vôlei masculino e xadrez.

 

Mulheres na política

As Comissões da Mulher Advogada e de Direito Eleitoral da OAB Cascavel, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores, realizaram no dia 30 de junho, uma Roda de Conversa denominada Mulheres na Política - Despertar. O evento foi aberto ao público e ofereceu certificado aos participantes.

 

Planejamento financeiro

Um workshop sobre planejamento financeiro e direito bancário foi ministrado pelos economistas e peritos bancários Isabel Barchet e William Mussolin e pelo gerente bancário de empresas Leonardo Silva. A iniciativa foi da Comissão de Direito Bancário, presidida pela advogada Carla Viviane Bertoch Baptista. 

 

Festa Junina

A OAB Cascavel realizou o Arraiá da OAB, que contou com a presença dos advogados e seus familiares em uma tarde e noite repletas de alegria, música e muita diversão. O evento, que aconteceu no Centro de Convivência dos Advogados, foi organizado pelas comissões de Advocacia Iniciante, Eventos e Esporte.

 

Assis Chateaubriand

O advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel, participou de assembleia da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), em Assis Chateaubriand. Comandada pelo prefeito de Santa Tereza do Oeste, Elio Marciniak, a reunião contou com as presenças dos advogados Jurandir Parzianello, ex-presidente da Subseção, e João Paulo Pyl, conselheiro da Subseção.

 

Marketing jurídico

A OAB Cascavel promoveu um workshop sobre marketing jurídico ético e eficaz nas redes sociais. O evento foi conduzido pela advogada e consultora de serviços jurídicos Ana Paula Rodrigues Alves. A iniciativa foi realizada pelas Comissões de Marketing Jurídico e Ética, Fiscalização do Exercício Profissional, Advocacia Iniciante, Direito Digital e Inovação e Eventos, em parceria com a ESA (Escola Superior de Advocacia).

 

Terceira idade

Integrantes da Comissão de Direito do Idoso estiveram no município de Capitão Leônidas Marques desenvolvendo ações de interesse do público da terceira idade. A ação foi promovida pela Secretaria de Assistência Social, Cultura e Cidadania, Proteção Social Especial, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Comitê Cidade Amiga do Idoso.