45. 3224-4896

Interiorização

Uma verdadeira cruzada pela interiorização da Ordem dos Advogados do Brasil. Assim definiu como missão o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, que esteve em Cianorte participando, ao lado da presidente da OAB PR, Marilena Winter, e do presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio, do 2° Colégio de Presidentes da Ordem.


Voto direto

Em seu pronunciamento, Alex Gallio defendeu uma antiga bandeira de luta empunhada pela Subseção: o direito dos colegas ao voto direto a presidente do Conselho Federal. "Uma bandeira antiga da Subseção e um anseio da advocacia" destacou o presidente da OAB Cascavel. Simonetti disse que o tema é  importante e tem o compromisso também com o Paraná e outros estados de levar o debate para o Conselho Federal.


Comunicação

A OAB Cascavel passa a contar com exclusivo, direto e inteligente de comunicação direta entre a Subseção e os advogados. Envie uma mensagem via whatsapp para o número (45) 3224-4896 e cadastre o seu contato.


Vinho Filosófico

A OAB Cascavel promoveu a edição de 2022 do "Vinho Filosófico, que contou com a presença do palestrante André Karam Trindade, doutor pela Università Degli Studi Roma Tre, da Itália. O assunto desta edição foi o “Direito entre narrativas”. O evento buscou discutir o impacto e a importância da literatura e das narrativas no entendimento e na prática do direito. "O direito é dinâmico e já teve várias interpretações ao longo da história, e, tudo indica, ainda outras muitas virão. Nosso papel, enquanto profissionais que o operam, é dominar todos as etapas que envolvem a narrativa de um processo", destacou o palestrante.


Prerrogativas Profissionais

A mudança formal da diretiva da Comissão de Defesa das Prerrogativas Profissionais da OAB Cascavel foi efetivada. A partir de agora, a Comissão passa a ser presidida pelo advogado Ronaldo Pedroso, que sucede o colega Alessandro Rosseto, passando a ter como vice-presidente Nadine Zafalon e secretário Aldino Junior.


João Tavares de Lima

Nascido no dia 13 de maio de 1926 em São João da Boa Vista, no estado de São Paulo, João Tavares de Lima chegou ao Paraná em 1941, na cidade de Londrina, para trabalhar como foguista de vapor. Ali, começou sua jornada para se tornar um dos maiores e mais renomados advogados da história da advocacia no estado.


Pioneirismo

Um dos pioneiros da profissão no estado, Luiz teve uma infância árdua e sempre deixou claro que as transformações e possibilidades da sua vida vieram através dos estudos e da leitura, ensinamento que ele fez questão de passar para os seus filhos. “Nós chegávamos do colégio, cuidávamos do nosso próprio material, éramos responsável por fazermos nossa matrícula, tirar a nota 7 era o mínimo e se tirasse 10 era obrigação”, relembra Eneida Fettback, filha de João.


Honraria

“Eu me sinto muito honrada, eu tive pais que me ensinaram a ser humilde, ele nunca se vangloriou, ele tinha uma biblioteca imensa em casa, lia de 2 a 3 livros ao mesmo tempo, a vida dele era trabalhar, estudar, ouvir música clássica, ler, e pescar.” João foi o primeiro advogado do Paraná a fazer uma especialização na PUC-SP, em direito tributário, e foi um dos fundadores da subseção da OAB em Londrina, exercendo cargo como secretário e posteriormente atuando como conselheiro.


Direito

Quando se formou, o estado ainda não registrava nenhum advogado, tarefa que era de responsabilidade do Ministério de Educação do Rio de Janeiro. Enquanto atuava como conselheiro no município no norte do Paraná, João Tavares de Lima ajudou a levar para a Universidade Estadual de Londrina (UEL) o curso de direito, onde atuou como professor na área de direito empresarial até seus 70 anos de idade, quando precisou se aposentar.


Honorários

A OAB Cascavel, por meio da Comissão de Advocacia Iniciante, promoveu curso presencial sobre "Técnicas de Negociação para contratos advocatícios e precificação dos honorários”, que contou com palestras dos advogados Higor Fagundes e Paulo Roberto Pegoraro Júnior.


Valorizar

“Para que possamos valorizar a profissão, precisamos ter honorários dignos e quando os advogados saem da faculdade há uma dificuldade muito grande enfrentada em cobrar e entender o que deve ser considerado”, explica a presidente da comissão da Advocacia Iniciante, Larissa Damico. O curso teve como objetivo preparar e auxiliar os advogados em início de carreira com instrumentos e meios de precificar os seus serviços, aprendendo também técnicas que auxiliam em uma negociação ética e justa.


Empreendedorismo 

Para Paulo Roberto Pegoraro Júnior, que foi ex-vice-presidente da Subseção, é importante os advogados terem espírito empreendedor e entenderem que, no começo, toda profissão tem desafios. “Alguns advogados acham que vão começar ganhando milhões, mas não é assim que funciona. Você precisa ter ética para estabelecer vínculos com clientes que irão durar anos”, explica Paulo.


Justiça 4.0.

Desde o dia 16 de agosto, está em vigor o programa Justiça 4.0. Trata-se de uma inovadora ferramenta digital para agilizar e centralizar a busca de ativos e patrimônios em diversas bases de dados.  A Justiça 4.0. vem reparar um problema que vinha se repetindo há anos: a dificuldade na execução da investigação patrimonial de devedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas.


Boate Kiss

A OAB Cascavel promoveu uma conversa para analisar e comentar a nulidade do caso da Boate Kiss, um dos incêndios mais famosos da história do país, que matou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridas. Ocorrido em 2013, o julgamento dos cinco réus só aconteceu em dezembro de 2021, momento em que foram condenados por dolo eventual, ou seja, quando, mesmo sem desejar o resultado, se assume o risco de matar.


Sentença anulada

No entanto, no início de agosto, o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) anulou a sentença. Entendendo a importância do caso para a sociedade e para o direito brasileiro, a OAB trouxe para sua sede a Especialista em Direito Penal Dra. Carla Salvador e o Especialista em criminologia Dr. Rodrigo Marcon, para fazerem análises técnicas sobre o julgamento.


Furto noturno

A OAB Cascavel, através da Comissão de Execução Penal, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados e apoio da Justa Pena, realizou o evento SEEU: a fórmula definitiva de sucesso na execução penal e a nova tese do furto noturno. A palestra foi comandada pela  juíza Dra. Claudia Spinassi, na sede da OAB Cascavel.


Diretoria visita Maringá

O advogado Alex Gallio, presidente da OAB Cascavel, visitou a Subseção de Maringá, com objetivo de buscar informações que tornem ainda mais eficiente os trabalhos oferecidos pelos colegas daqui. A intenção foi receber informações sobre a gestão administrativa,  organização de eventos e captação de recursos.


Produtiva

"Foi uma reunião muito produtiva com a diretoria de Maringá, de extremo aprendizado e de compartilhamento de ideias e conhecimentos", disse Alex. O presidente de OAB Cascavel, que esteve ao lado do advogado Allan Ferreira, membro da Comissão Digital e Inovação de Maringá, foi recebido pelos colegas Pedro Henrique Souza (tesoureiro), Simone Meister (vice-presidente), Eder Fabrilo Rosa (presidente), Kelly Souza (vice-presidente da CAA-PR, Marice Taques (secretária adjunta e Liana Gonçalves (secretária geral).