45. 3224-4896

Planejamento Estratégico


Um encontro de alinhamento entre OAB Cascavel, Sebrae e Unimble, empresa contratada para prestar a consultoria junto a presidentes, vices e secretários de Comissões, para apresentação da metodologia e metas para o planejamento estratégico, foi realizado no CCA (Centro de Convivência dos Advogados). A Unimble apresentou a metodologia OKR, sigla em inglês para objectives and key results (objetivos e principais resultados). Com uma atuação rápida, o método facilita o acesso às mudanças e garante agilidade na tomada de decisões e na execução das tarefas


Atividades presenciais 


O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 9ª Região retomou as atividades presenciais dia 25 de abril. A medida leva em consideração que 93,18% da população paranaense já recebeu a primeira dose da vacina, 82,19% já recebeu a segunda dose e 37,41% já recebeu a dose de reforço. Todavia, o ingresso e a circulação nas dependências das unidades jurisdicionadas e administrativas do TRT da 9ª Região ficam condicionados ao uso de máscaras de proteção, bem ajustadas e cobrindo a boca e o nariz.


Direito do Trabalho


A advogada Érica Aparecida Pacheco Mocker Paiva é a nova presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Cascavel. A vice-presidente é a advogada Helen Harumi e a secretária a advogada Érica Pina do Carmo de Souza. "Assumir uma Comissão é sempre um desafio, principalmente uma que tem um grande número de advogados atuantes na área, e com grandes necessidades de atuação da OAB frente às necessidades existentes na nossa prática diária de trabalho", destaca a presidente. 


Direito Eleitoral


A Comissão de Direito Eleitoral tem novo comando. A presidente é Thays Mendes Gomes; a vice é Sheila Casaril e a secretária Erica Pina. Em recente reunião, os demais membros da Comissão conheceram o projeto que está sendo realizado junto às comissões da Advocacia Jovem e OAB vai à Escola, bem como os trabalhos realizados na Escola do Legislativo da Câmara de Cascavel. Entre eles, o "Bora Votar", que se destina ao incentivo de adolescentes que completem 16 anos até o dia 2 de outubro deste ano a fazerem o título de eleitor.


Integração interinstitucional


Representantes da Comissão de Direito Agrário e do Agronegócio estiveram na sede da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), participando de reunião interinstitucional. De acordo com o advogado José Raphael Freire, presidente da Comissão, que esteve no encontro juntamente com a advogada Tonia Groenwold, vice-presidente, a intenção das duas entidades é reforçar e ampliar a parceria, no sentido de promover eventos em conjunto e outras iniciativas.


OAB e AMC 


A OAB Cascavel e a Associação Médica de Cascavel são parceiras na realização de um evento intitulado "Coração de Mãe é Único - um mês inteiro dedicado à saúde do coração de quem mais entende de amor", que está sendo realizado em maio. Entre as ações previstas, está o lançamento de concurso cultural de frases, com o tema "Coração de Mãe"; palestra de cardiologista com o tema "Coração de mãe é único, cuide bem dele", e jantar festivo em alusão ao Dia das Mães e à saúde da mulher.


Declaração de IR 


Os advogados tributaristas Otávio Taube Toretta e Tereza Cristina de Souza Richetti foram os palestrantes do evento "Imposto de Renda de Pessoa Física para Advogados", realizado terça-feira, na OAB Cascavel. A iniciativa partiu da Comissão de Direito Tributário da Subseção. O evento foi realizado de forma híbrida e serviu para tirar dúvidas dos colegas sobre a correta forma de declaração do IR (Imposto de Renda). 


Campanha de vacinação 


Um total de 1.380 doses de vacina tetravalente foram disponibilizadas pela Caixa de Assistência dos Advogados para a OAB Cascavel, na Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1, H3N2 e Influenza B, em drive thru especialmente preparado no CCA (Centro de Convivência dos Advogados). 


Diagnóstico inédito


A OAB Cascavel e o Observatório Social de Cascavel estão implantando um estudo inédito que visa buscar indicadores que meçam a qualidade e eficiência do Poder Judiciário local, bem como mensurem a produtividade dos magistrados quanto a celeridade e quantitativo de atos jurídicos. Em um primeiro momento, serão realizados encontros semanais entre membros das duas instituições que estão promovendo o estudo, com objetivo de atualizar informações.


Inovação 


Parceria entre o Iguassu Valley Cascavel e a Comissão de Direito Digital e Inovação da OAB Cascavel possibilitou a realização de MeetUp com a participação dos advogados Rômulo Mingotti e Patrícia Cordeiro. O MeetUp "Como inovar no campo de direito, LGPD no Front e Safebiz” foi premiado no Radar de Inovação.


#Bora Votar! 


As escolas estaduais Santa Cruz, Mario Quintana e Ieda Baggio Mayer, de Cascavel foram visitadas por advogados e advogadas que estão à frente da campanha #Bora Votar!, uma iniciativa da OAB Cascavel, por meio do Projeto OAB vai à Escola, Comissão da Advocacia Iniciante, Comissão de Direito Eleitoral, em parceria com a Escola do Legislativo Municipal junto às escolas estaduais da região. O intuito é levar aos jovens as facilidades de cadastramento do título de eleitor. 


Porte de Arma 


O advogado Marcelo de Souza Moura proferiu palestra presencial, na OAB Cascavel, com o tema "A importância do porte de armas de fogo para a advocacia". A iniciativa foi da Comissão de Estudo do Porte de Arma de Fogo para a Advocacia da Subseção.


Autismo


A OAB Cascavel sediou o evento "Vamos falar sobre o transtorno do espectro autista?", uma iniciativa da Comissão de Direito à Saúde, com apoio da ESA-Cascavel (Escola Superior de Advocacia).   

Foram realizadas palestras com a psicopedagoga Patricia Fernanda Kelin dos Reis; a advogada Tonia Alteiro Groenwold; o médico neurologista Icaro Bertechini Soler Lopes; o advogado Denner Pereira e a presidente da Amac (Associação das Mães de Autistas de Cascavel), Samantha Sitnik.


Sessão solene


Foi realizada dia 5 de maio a sessão solene de entrega de láureas a advogados que estiveram na linha de frente dos combates da OAB Cascavel na gestão anterior. A homenagem reconheceu o trabalho de integrantes da Diretoria, conselheiros e gestores de comissões. 


Patrocinadora


A Roma Imobiliária Cascavel, patrocinadora da V Copa OAB de Futebol Sete, participou com estande promocional no Centro de Convivência dos Advogados. A empresa está divulgando o lançamento do empreendimento Resort Vitality, localizado próximo ao trevo da BR 467, saída para Toledo, nas imediações da Associação Atlética Coopavel. 


Feijoada Solidária


A Comissão de Direito Animal da OAB Cascavel, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados, ONGs Sou Amigo, Latidos do Bem e Ampare, e apoio da Essencial Gastronomia, realizou, no Centro de Convivência dos Advogados, uma Feijoada Solidária para arrecadar recursos para o trabalho voluntário em prol da causa animal.


Doação de sangue


O recado é para doadores de sangue: precisamos de voluntários para colaborar com o advogado João Valmor Stona, OAB PR 54.123. Vá ao Hemocentro, que fica atrás do Hospital Universitário do Oeste do Paraná, e ajude o colega.


Direito Ambiental


O advogado Fabrício Marsango, ex-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB Cascavel, foi nomeado, por meio de portaria assinada pela presidente da OAB PR, Marilena Winter, integrante da Comissão Estadual de Direito Ambiental da Seccional. O papel da Comissão é atuar na defesa de ações e projetos de cunho preservacionista, prezando pela conservação dos recursos naturais renováveis em território paranaense.