45. 3224-4896

CÁ ENTRE NÓS - José Bolivar Bretas

Faz três anos. Estamos, como o meu saudoso pai dizia, "entrando na casa" dos quatro anos. Em maio de 2012, na edição número 19 desta nossa espetacular em Ordem quando, sob o título Testemunhar é preciso, se homenageou Juliano Huck Murbach, já se antevia o futuro, hoje, realizado como tempo presente. 
Lá, nessa oportunidade, ainda se tem em registro, foi assentado: "A Subseção da OAB em Cascavel, tem à sua frente uma plêiade de ilustres pessoas que deram uma NOVA ORDEM aos rumos da entidade e da sua atuação em Defesa dos Direitos e Prerrogativas da Altaneira Classe dos Advogados. Compondo essa plêiade destacam-se Nilberto Rafael Vanzo, Helio Ideriha Jr., Sinclair Tibola, Charles Duvoisin, Neide S. Pipa André e Paulo G. Fornazari." 
Como se pode ver, nesse rol se encontrava o nome dele na representação gráfica da pessoa física que hoje, neste fevereiro de 2016, toma posse como Presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Cascavel. Fala-se aqui de Charles Daniel Duvoisin. Assim como o seu antecessor, Juliano Huck Murbach, Charles Daniel Duvoisin conta com uma magnífica equipe a começar pelo seu Vice, André Vinicius Beck Lima, Advogado competente, dedicado, educado, atencioso com os colegas. Seguindo o mesmo perfil e completando a composição da nova Diretoria despontam Lucas Daniel Velasco da Silva, Larissa Stela Boldrini e Roberto Carlos Baetas Frias. Isso sem que se fale nos conselheiros estaduais agigantados com figuras como Nilberto Rafael Vanzo, Neide S. Pipa André e Rui da Fonseca. Paulo Giovani Fornazari passará a integrar a equipe da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná no cargo de Secretário-Geral Adjunto.
A tarefa não é fácil. A missão exige entrega total. A gestão de Juliano Huck Murbach foi um marco na gloriosa história da Subseção da OAB de Cascavel que, além da contribuição em prol das novas Varas da Justiça Estadual, conseguiu auxiliar nas magníficas conquistas da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho como se não bastasse a elevação da Comarca de Corbélia. Tirante esse empenho na seara do Poder Judiciário, aí estão os resultados: nova Sede, nova Casa do Advogado Cascavelense, mais ainda o Centro de Convivência que, em justo reconhecimento, deverá se denominar Centro de Convivência Doutor Luiz Augusto Broetto. A farmácia do Advogado, a livraria, os convênios, os cursos da ESA, as restaurações das salas dos Advogados com aquisições de móveis e equipamentos em Corbélia, Capitão Leônidas Marques e Catanduvas, confirmam uma profícua atuação e o desenvolvimento de um trabalho encarado com seriedade e firmeza. Em que pese todos esses avanços como um ponto de difícil superação, um fato surge como tranquilizador: Charles Daniel Duvoisin, como fiel escudeiro, em todas essas conquistas se encontrava presente, dando a sua participação, o seu compromisso de dedicação e de apoio. Primeiro, na primeira gestão de Juliano Murbach, na condição de Tesoureiro e, na segunda gestão, como Secretário - Geral. 
Cá entre nós, se é verdade que Juliano Murbach, em termos de Seccional, contou com a atenção e o amparo de lideranças como a de José Lúcio Glomb e Juliano Breda, Presidentes a quem muito devemos é, igualmente verdadeiro que Charles Duvoisin contará com o significativo prestígio, a valorosa força de José Augusto Araújo de Noronha, agora como Presidente da Seccional que, desde sempre, sempre valorizou Cascavel. Tudo o que conquistamos, conquistamos com a dedicada atuação desse gigante enorme que, à frente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, não mediu esforços para descortinar novos e vastos horizontes a circundar campos nos quais germinavam promissoras colheitas. 
Charles Duvoisin, contudo, tem consciência de que a sua missão mais difícil será a de dar continuidade ao legado de Murbach, construindo pontes e DEMOLINDO MUROS.