Publicado em: 14/08/2026
Desafio de vivenciar a prática dos tribunais abriu a quinta edição da Jaiop na manhã desta sexta-feira (14), no auditório da Subseção
A terceira edição do Moot de Julgamento Simulado, promovido pela CAI (Comissão da Advocacia Iniciante) da OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) abriu a programação da quinta edição da Jaiop (Jornada da Advocacia Iniciante do Oeste do Paraná) na manhã desta sexta-feira (14), na sede da Subseção. Oito equipes de quatro cursos de Direito aceitaram o desafio de deixar a sala de aula e experimentar uma situação muito próxima da rotina dos tribunais.
A atividade reuniu acadêmicos da Unipar, FAG, Univel e Anhanguera em uma simulação de julgamento na área criminal. Diante de uma banca formada por profissionais com experiência na magistratura, Ministério Público e advocacia, os estudantes precisaram apresentar argumentos, sustentar suas posições e, principalmente, lidar com a pressão de uma exposição pública. Além de avaliar as apresentações, a banca compartilhou orientações sobre oratória, postura e liturgia.
A proposta, adotada pela CAI há três anos, é justamente aproximar a formação acadêmica da realidade profissional, o que, para o promotor de Justiça e professor Alex Fadel, representa uma experiência cada vez mais importante na preparação de quem pretende atuar na advocacia. O simulado coloca o estudante diante de situações que não podem ser reproduzidas integralmente dentro da sala de aula. “No ambiente acadêmico, a maioria dos alunos tem receio de se expor e, aqui, na frente de tantas pessoas conhecidas, fica muito mais difícil. Contudo, para quem aceitou esse desafio, é um passo enorme na caminhada. Porque não basta simplesmente ficar atrás de uma tela de computador. Em toda profissão tem que se expor, pois quem não é visto não é lembrado”, pontuou.
Avaliação profissional
Além de criar um espaço de experimentação, o Moot oferece uma avaliação profissional que antecipa situações encontradas no mercado de trabalho. A atividade também revela aspectos que extrapolam o conhecimento técnico, conforme observou o advogado criminalista e professor Luciano Katarinhuk, que integrou a banca ao lado do procurador-geral do município de Céu Azul, José Roberto Martins Júnior, e do advogado Lucas Henrique Fávero.
“Quando o aluno tem medo e deixa de se expor num ambiente seguro de formação acadêmica, ele terá que se expor, em algum momento, num ambiente real. Então, enfrentar esse ‘risco’ é extremamente pedagógico”, disse. Katarinhuk também citou que, em edições anteriores, a postura demonstrada por acadêmicos durante a atividade chegou a ser considerada em processos de seleção profissional, o que, segundo ele, reforça a importância da experiência.
Coragem para enfrentar o desafio
Nesta edição, o Moot contou com a coordenação acadêmica dos professores Bruno Carniato (Unipar), Felipe Velozo (Anhanguera), Lucas Augusto Rosa (Centro FAG) e Vinícius Wildner Zambiasi (Univel). Os participantes receberam um caso prático, com a missão de desenvolver uma sustentação oral, em uma dinâmica próxima às situações enfrentadas por profissionais que atuam na área criminal.
Para o estudante do sétimo período de Direito da Unipar, Guilherme Shefer, que participou pela primeira vez, estar diante de profissionais que atuam na área tornou a experiência muito próxima da realidade e agregou elementos que considera importantes para quem está começando na carreira, como o feedback e a possibilidade de ampliar contatos profissionais. “Acredito que, na advocacia, o que a gente mais precisa fazer é colocar a cara a tapa. O simulado proporciona este treino e evolução”.
De acordo com a presidente da CAI, advogada Aline Bianchi, o resultado foi muito positivo e confirmou a importância de continuar criando espaços em que os estudantes possam se desafiar. “Como é uma oportunidade real de desenvolver argumentação, técnica e segurança, o evento oferece um plus na graduação, além de aproximar os acadêmicos da OAB e da prática jurídica. Ficamos muito satisfeitos com o resultado e adesão”, avalia.
Jaiop continua até amanhã
A Jaiop continua na tarde desta sexta-feira (14), a partir das 15h30, no Auditório da Prefeitura de Cascavel. A abertura oficial será às 19h, seguida da palestra magna com o criminalista Mathaus Aggaci.
Amanhã (15), a partir das 8h30, a programação segue no Auditório da Prefeitura com palestras sobre marketing jurídico e construção de carreira. Entre os convidados estão o advogado Giovanni Machado, mentor e influenciador na área jurídica, além dos advogados Rafael Cândia e Vitória Junqueira, que vão compartilhar experiências sobre estruturação de escritório e construção de marca no ambiente digital. O encerramento será realizado a partir das 12h, no Centro de Convivência dos Advogados, com confraternização entre os participantes.