Publicado em: 08/05/2024

Entidades somarão forças proporcionando mais soluções que fortaleçam o campo do Direito, sob ótica empreendedora

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel) e a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), assinaram, nesta manhã (08), um termo de parceria para criação do Núcleo de Escritórios de Advocacia. As entidades pretendem trabalhar em sinergia para fortalecer o campo do direito, sob a ótica do empreendedorismo.

O ato de assinatura ocorreu durante a reunião de diretoria da ACIC e contou com a presença de diversas lideranças empresariais. A diretoria da OAB Cascavel esteve representada pelo presidente Alex Gallio, pelo secretário geral Josnei Oliveira da Silva e pelo tesoureiro Charles Lustosa. Também esteve presente o Conselheiro Alysson Fogaça, o ex-presidente da OAB Cascavel, Jurandir Parzianello e outros advogados que fazem parte da ACIC.

A parceria vem sendo construída durante a atual gestão, formatando um modelo que respeite a competência da OAB Cascavel, mas some a expertise da ACIC, uma entidade que é referência no Paraná e no Brasil. O entendimento é de que com o associativismo empresarial, dentro do Programa Empreender da ACIC, o advogado terá as melhores soluções de gestão aplicáveis para a realidade do direito.

“Esse Núcleo segue um movimento forte da nossa gestão de resultado. É um trabalho intenso e estratégico que estamos fazendo de fortalecimento da advocacia, nas suas mais diversas frentes. Então, a OAB Cascavel segue com toda a gama de ações próprias para a advocacia e com todas as suas competências institucionais, tendo o Núcleo da ACIC para somar no âmbito empresarial. Sabemos que o advogado é também uma pessoa jurídica, que tem seus desafios empresariais e de negócio e é nisso que a ACIC vai agregar muito”, comenta o presidente da OAB Cascavel, Alex Gallio.

O Núcleo terá formalmente um representante da OAB Cascavel, que acompanhará todas as definições e encaminhamentos, evitando qualquer sobreposição de atribuições. Da mesma forma, as reuniões ocorrerão de forma alternada na sede da Subseção e na sede da Associação, também oportunizando uma integração maior entre as entidades. O objetivo é que a parceria possa render muitos frutos, potencializando o segmento.

“Os Núcleos da ACIC são referência em trabalho e resultado. O Programa Empreender tem uma metodologia incrível e certamente vamos poder somar muito com a OAB Cascavel, nesse sentido. A advocacia tem mudado bastante e hoje está muito clara a visão de que cada advogado é também um empreendedor e, como tal, precisa ter a força do associativismo empresarial para poder ir mais longe. Será um trabalho de muita sinergia, que respeita a histórica integração da ACIC com a OAB Cascavel, duas entidades muito importantes, com suas características próprias, para o desenvolvimento de nossa cidade e região”, destaca o presidente da ACIC, Siro Canabarro.

A atual gestão da OAB Cascavel tem se destacado em ações de grande impacto para a advocacia e a sociedade. Na linha do empreendedorismo, a subseção realizou, neste ano, o Programa Advocacia Empreendedora, que oportunizou uma jornada intensa de conhecimento aplicado aos negócios, com as especificidades da advocacia. Com o Núcleo, estima-se uma potencialização ainda maior, conectando com os anseios dos advogados.

OAB e ACIC formalizam parceria com foco em escritórios de advocacia