45. 3224-4896
Publicado em: 01/04/2024

Oportunidade visa proporcionar lazer e entretenimento para quem está no espectro

As sessões inclusivas voltadas para pessoas autistas ocorrerão nos dias 2 e 6 de abril, às 14h, no Cine West Side. O objetivo é promover lazer e entretenimento em um ambiente adaptado. A entrada é gratuita para quem está dentro do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para acompanhantes, o ingresso é R$ 11,00. O filme exibido será Kung Fu Panda 4.

A ação é realizada pela OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Cascavel), por intermédio da Comissão de Acessibilidade, e pela AMAC (Associação de Mães de Autistas de Cascavel), com apoio das Farmácias Sauvel.

De acordo com a advogada Marcia Cristina Cavalcante, vice-presidente da Comissão de Acessibilidade, o acesso à cultura e ao lazer é essencial para o desenvolvimento de pessoas do espectro autista.

“Além de ser uma forma de inclusão, é uma oportunidade de estimular a independência”, acrescenta.

A presidente da AMAC, Samantha Sitnik, explica que, em geral, as famílias de pessoas autistas ficam isoladas socialmente devido às questões comportamentais do TEA. Frente a isso, o projeto inclui a pessoa autista, assim como seus familiares, em uma atividade de entretenimento.

“As sessões surgiram dessa necessidade das famílias de terem uma maneira de viver sua vida social”, relata. Samantha afirma que o cinema inclusivo é uma forma de contemplar o direito das famílias atípicas de levarem os seus filhos para um momento de lazer e também adaptá-los gradativamente para que, futuramente, possam ir a uma sessão convencional.

Cinema adaptado

No Cine West Side, serão realizadas adaptações sensoriais. Samantha informa que o ambiente não será tão escuro e o som terá redução considerável. 

“Qualquer lugar que vai se adaptar para receber a pessoa com deficiência, além de organizar o ambiente físico e estrutural, principalmente tem que treinar o contingente humano”, complementa.

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O dia 02 de abril é marcado pela conscientização do autismo, data criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A advogada Marcia conta que a Comissão de Acessibilidade elaborou o projeto visando celebrar este dia. 

“É uma oportunidade da pessoa autista participar de algo que normalmente não poderia, como ir ao cinema para assistir a uma sessão comum, devido à hipossensibilidade ou hipersensibilidade aos sentidos”, comenta. 

A partir de maio, o cinema inclusivo deve ocorrer uma vez ao mês. 

“As sessões estão sendo divulgadas pela Comissão de Acessibilidade nas redes sociais, bem como em diversos grupos, por exemplo: associações de moradores, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), escolas, entre outros”, a advogada conclui. 

É possível acompanhar as redes da Comissão pesquisando por “OAB Cascavel” no Instagram ou Facebook.

Inclusão de pessoas autistas: sessões de cinema adaptadas ocorrerão em Cascavel