OAB Cascavel realiza reunião para discutir aceleração na reforma da PEC

Várias autoridades estiveram na sede da OAB Cascavel na manhã da última sexta-feira (25), para discutir a situação da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC). Participaram da mesa de debate o delegado-chefe da Polícia Civil de Cascavel, Nagib Nassif, o diretor do Departamento Penitenciário, Francisco Alberto Caricati, o presidente da OAB Cascavel, Charles Duvoisin, o deputado federal Nelson Padovani e o diretor da PEC, Rene Maciel Wizoski Fernandes.

O principal ponto da reunião foi a aceleração da reforma da PEC, danificada na última rebelião, que ocorreu em novembro de 2017. Também foi discutida a criação de uma Casa de Custódia, local para onde os detentos que ainda não foram condenados seriam encaminhados. Hoje, o lugar utilizado para essas situações é a 15º Subdivisão Policial.

Outro assunto discutido foi a possibilidade do aumento da capacidade da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC). “Com essa conclusão da reforma, nós poderemos direcionar os presos que estão amontoados na 15º e repassá-los a PEC, então a conclusão das obras da Penitenciária, hoje, sem dúvida, é de caráter emergencial”, enfatizou o presidente da OAB Cascavel.

O diretor do Depen, Francisco Caricati salientou que as mudanças são essenciais para que haja uma evolução no sistema. “Eu vejo várias frentes nesse aspecto que devem ser feitas e a OAB é fundamental nesse processo. A política que deve ser feita no sistema previdenciário é uma política de ressocialização. Nesse sentido, eu entendo como imprescindível a instalação das Unidades de Progressão, órgão que oferece soluções para que os presos saiam ressocializados”, comenta Caricati.

“Há uma boa vontade das unidades públicas para que melhorias ocorram e a OAB estará empenhada nisso, buscando a solução desses problemas que afetam a comunidade cascavelense. Se a gente não se preocupar com a ressocialização dos presos eles voltarão a cometer crimes. Podemos não arrumar todos os problemas, mas iremos minimizar muito, e assim, tornar a cidade de Cascavel mais segura”, finaliza o presidente da OAB Cascavel, Charles Duvoisin.