Bate-papo sobre Cálculos Trabalhistas lotou auditório da OAB

“O Direito está em constante transformação. Se não o acompanha você será cada dia menos advogado”, o primeiro dos 10 mandamentos do advogado foi o que motivou Francine Ricardo, advogada de Toledo, a participar do bate-papo sobre “Cálculos Trabalhistas”, na sede da OAB Cascavel. Não só ela! Mais de cem advogados das mais variadas idades e especializações estiveram no encontro que aconteceu no auditório da Ordem, na última sexta-feira. “Agora com a Reforma Trabalhista são muitas dúvidas que a gente tem e cálculo não é o forte da maioria dos advogados. Com a reforma, desde o início nós temos que liquidar as petições, então isso tem que ser feito duma forma muita segura, por isso precisamos dessa capacitação”, conta Francine.

O bate-papo foi organizado pela Comissão de Advocacia Jovem que percebeu que muitos profissionais compartilhavam os mesmos questionamentos. Por isso, o advogado Jair Luís, que trabalhou por cerca de 20 anos como gestor de Recursos Humanos de grandes empresas de Cascavel, foi convidado para esclarecer algumas modificações causadas pela Reforma nos cálculos trabalhistas. “Antes da reforma, nós advogados redigíamos a petição inicial e ao final dávamos o valor da causa a título de alçada. Depois da reforma, quando colocamos na petição inicial um pedido de horas extras, nós temos que apontar a quantidade dessas horas e o valor, no FGTS temos que apontar o valor também, verbas rescisórias da mesma forma. Temos que calcular essa petição inicial, já atribuindo valores a cada item pedido. Percebemos que vários colegas tem muitas dúvidas sobre como apresentar esse cálculo prévio de uma reclamatória trabalhista”, comenta Jair.

Os advogados aprenderam com exemplos práticos a como fazer os cálculos de horas extras, férias e 130 salário. “Esses encontros contribuem para troca de experiências, para que possamos em conjunto encontrar uma solução”, finaliza Jair.

Para conferir todas as fotos do evento acessa a página da OAB Cascavel no Facebook.